A intenção é ir além da produtividade, do número de processos julgados e evitar falhas. O sistema deverá melhorar a prestação jurisdicional, oferecendo à sociedade um serviço de qualidade
Fotos: Antonio Diniz
O treinamento, realizado por uma empresa especializada em consultoria de qualidade, começou pelas unidades administrativas devido ao atendimento direto e o suporte necessário para aos demais setores
Durante toda esta semana, servidores da área administrativa do TJRR (Tribunal de Justiça de Roraima) participam de um curso de capacitação para implantar o Sistema de Gestão da Qualidade de Fluxos de Trabalho no Poder Judiciário de Roraima.
A intenção é elevar o nível da prestação jurisdicional, ou seja, levar o melhor serviço às pessoas que buscam atendimento no judiciário. O treinamento, realizado por uma empresa especializada em consultoria de qualidade, começou pelas unidades administrativas.
A gerente de projetos Aline Mabel Aquino ressalta que a capacitação dos servidores das unidades administrativas se justifica pelo atendimento direto e o suporte necessário para as áreas de Infraestrutura, de Tecnologia da Informação, Material e Gestão de Pessoas. O objetivo é que as unidades judiciais possam prestar os melhores serviços à sociedade. “Acima de tudo, a intenção é melhorar a prestação jurisdicional, poder oferecer para a sociedade um serviço de qualidade. Vamos além da produtividade, além do número de processos julgados, arquivados. Não podemos falhar na prestação jurisdicional, evitar que audiências sejam canceladas, evitar que o jurisdicionado venha até o judiciário e retorne sem a solicitação atendida sobre o serviço que ele procurou”, explicou.
Segundo a gerente, a gestão de qualidade iniciou no tribunal com dois focos: certificação interna e externa de qualidade, que são objetivos importantes no plano de gestão da atual administração do tribunal. “Para a certificação interna, empreendemos todos os esforços para que o Qualijus [Programa de Qualidade da Prestação Jurisdicional] iniciasse em 2019. Em 2020 está previsto iniciar o processo de implantação do Sistema de Gestão da Qualidade, com base na norma ISO 9001 [Organização Internacional de Normalização] de 2015, trabalho que está iniciando agora com esta capacitação dos servidores das unidades administrativas. A partir do mês de janeiro, iniciarão os treinamentos para as unidades judiciais”, detalhou Mabel.
Ministrando o curso, com dois dias de teoria e três de prática, o consultor da RS2 Consultoria, Fábio Didier, reforça que o propósito principal é implantar o ISO 9001, uma norma internacional que prevê padrões, requisitos e regras que as organizações devem adotar.“Quando você adota esses padrões, está dizendo para todos ao redor da organização: ‘nós estamos preocupados em entregar esses resultados para a sociedade, pois estamos adotando boas práticas’”, destacou.
Segundo ele, a norma ISO 9001 se aplica a todo tipo de organização. “Aqui no Poder Judiciário serão estabelecidas práticas e melhores formas de fazer as atividades internas. Serão estabelecidos critérios de monitoramento para saber se aquilo que está sendo entregue para a sociedade ou para outras áreas do tribunal está com qualidade ou não. Serão estabelecidas ferramentas para melhorar essas entregas, ou entregar com mais qualidade ou com um volume maior, ou ainda, em um tempo mais curto para a sociedade, fazendo com que todos estejam engajados nisso”, garantiu.
O presidente do TJRR, desembargador Mozarildo Cavalcanti, destacou que a gestão da qualidade é uma das diretrizes mais relevantes da atual administração. “No próximo dia 13 encerraremos o primeiro ciclo de aperfeiçoamento, com a certificação interna dos magistrados que participaram do QualiJus e conseguiram comprovar a melhora na qualidade da prestação jurisdicional. Isto representa decisões de melhor qualidade, portanto, mais justas. Hoje iniciamos outra vertente, que é a capacitação e a futura certificação externa da qualidade dos fluxos de trabalho. O TJRR já é reconhecido pela celeridade e produtividade. Agora queremos que o Poder Judiciário se destaque também como um modelo de constante aprimoramento da qualidade dos serviços oferecidos à população”, ressaltou.
ISO 9001 - A ISO 9001 é um sistema de gestão com o intuito de garantir a otimização de processos e maior agilidade no desenvolvimento de produtos, a fim de satisfazer clientes e alcançar o sucesso sustentado.
O SGQ (Sistema de Gestão da Qualidade) funciona como um instrumento para ajudar o gestor a encontrar e corrigir processos ineficientes dentro da organização. Além disso, a ISO 9001 é uma forma de documentar a cultura da organização, permitindo que o negócio cresça mantendo a qualidade dos bens e serviços prestados. (fonte: https://certificacaoiso.com.