A intenção da visita promovida pela Associação Anjos de Luz era fazer com que os assistidos pela entidade conhecessem o local onde os direitos das pessoas com deficiência são garantidos
Fotos: Tarsira Rodrigues
Crianças e adultos atendidos pela Associação Anjos de Luz conheceram na manhã desta terça-feira, dia 3, as instalações do Palácio da Justiça, 2a instância do Tribunal de Justiça de Roraima
O dia 3 de dezembro, Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, foi diferente para os atendidos pela Agmal (Associação Grupo de Mães Anjos de Luz). Mais de 150 pessoas, entre adultos e crianças com deficiência, percorreram na manhã desta terça-feira, dia 3, as instalações do Palácio da Justiça, 2a instância do TJRR (Tribunal de Justiça de Roraima), localizado na praça do Centro Cívico em Boa Vista.
A presidente da Associação, Maria das Dores, afirma que essa programação especial teve a intenção de fazer com que os participantes pudessem sair da rotina e conhecer de perto o Poder Judiciário de Roraima.
“Para que eles conheçam os locais onde são garantidos os seus direitos, nosso tema neste dia é a cidadania da pessoa com deficiência, pois, quando nossos direitos são violados é aqui, no Tribunal de Justiça, que podemos encontrar a solução”, afirmou a presidente.
O psicólogo Weslen Lima fez parte da comitiva da Anjos de Luz e afirmou que esta integração e aproximação com o Poder Judiciário é fundamental para que todos conheçam seus direitos, e também saibam onde eles podem ser buscados, principalmente quando o assunto é acessibilidade. “Acessibilidade é para todos. Enfrentamos muitas dificuldades para conseguir a garantia e o cumprimento das leis”, comentou o psicólogo que também é cadeirante.
A visita foi conduzida pelo juiz auxiliar da Corregedoria, Breno Coutinho, e pela arquiteta do TJRR e membro da CPAI (Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão), Claudete Silva. O grupo de visitantes conheceu a Corregedoria-Geral de Justiça do Poder Judiciário, a Sala de Sessões do Pleno, onde ocorrem as sessões da 2a instância do Judiciário, e também um dos gabinetes de desembargador.
A arquiteta do TJRR, Claudete Silva, frisou que atualmente uma das maiores preocupações na hora de finalizar um projeto no Poder Judiciário é acessibilidade. “Buscamos projetar da melhor maneira possível. A Comissão atua para que todos possam se sentir bem e ter mais conforto quando o assunto é mobilidade e acessibilidade para todos”, comentou.
O juiz Breno Coutinho palestrou sobre o papel do Judiciário, destacando como é a atuação na defesa da pessoa com deficiência. “Hoje vocês [do grupo da Anjos de Luz] estão conhecendo como funciona efetivamente o trabalho do judiciário. É importante essa aproximação”, declarou.
ANJOS DE LUZ - A Associação Grupo de Mães Anjos de Luz atualmente atende mais de 10 mil famílias de pessoas com deficiência de todos os municípios de Roraima. A sede está localizada na avenida Soldado PM João Alves Brasil, 115, bairro Caranã, na Capital Boa Vista.