Desde o início do projeto, a ação já retirou dos rios de Roraima mais de 17 toneladas de resíduos sólidos
Fotos: Antonio Diniz
Os voluntários percorreram mais de três quilômetros na praia do Cauamé
O ano está finalizando, e na 23a edição do projeto Caer nos Rios, última ação de 2019, realizada neste domingo, dia 25, foram retirados da praia do Cauamé, em Boa Vista, mais de 70 quilos de resíduos sólidos. O TJRR (Tribunal de Justiça de Roraima) apoia a iniciativa desde o início deste ano e voluntários do Poder Judiciário colaboram com a ação.
A saída ocorreu do porto do rio Cauamé, localizado na BR-174, sentido município de Pacaraima. Os 60 voluntários de diversas instituições, dentre elas o TJRR, percorreram aproximadamente três quilômetros pelas margens do rio. Dentre os objetos recolhidos estavam plásticos, embalagens de comida, madeira, latas e copos descartáveis.
Para a assistente de gabinete da Secretaria de Gestão Estratégica do TJRR, Poliana Moura, uma das voluntárias do Poder Judiciário, fazer parceria é o melhor caminho para a realização de ações em prol de todos, como a conservação dos recursos naturais.
“É de suma importância, pois, se não cuidarmos, daqui uns anos talvez não tenhamos mais nossos rios e mares limpos. É um dia que você acorda mais cedo por uma causa nobre em prol do meio ambiente”, reforçou.
A diretora de Engenharia e Gestão Ambiental da Caer (Companhia de Águas e Esgotos de Roraima), Elisângela Rodrigues, afirma que desde o início do projeto, em 2015, já foram recolhidas mais de 17 toneladas de resíduos sólidos das águas de Roraima.
“O projeto tem como meta atender todas as praias, e resolvemos fazer a última edição do ano neste local, pois tem um fluxo, um movimento grande de pessoas que frequentam este balneário”, afirmou.