Entre as vantagens da parceria estão diversas vantagens que a Caer oferecerá aos devedores por meio do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania do TJRR
Foto: Antônio Diniz
O presidente do TJRR, desembargador Mozarildo Cavalcanti, e o presidente da Caer, James Serrador, assinaram na manhã desta terça-feira, dia 19, um Termo de Cooperação Técnica para a promoção de conciliação com os devedores da companhia
Aqueles que tiverem dívidas com a Caer (Companhia de Águas e Esgotos de Roraima) ganharão uma chance no próximo mês de dezembro de poder negociar essa situação e se livrar da pendência.
Nos dias 9, 10, 11 e 12 de dezembro, o Cejusc (Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania) da Comarca de Boa Vista do TJRR (Tribunal de Justiça de Roraima) promoverá mais um Mutirão de Conciliação. Desta vez com a Caer, que buscou parceria com o Poder Judiciário de Roraima para solucionar de maneira pacífica e rápida a situação de milhares de devedores da companhia.
A ação será possibilitada após a assinatura do Termo de Cooperação Técnica, que foi assinado na manhã desta terça-feira, dia 19, pelo presidente do TJRR, desembargador Mozarildo Cavalcanti, e o presidente da Caer, James Serrador.
O desembargador destacou que é uma grande satisfação para o tribunal realizar esse tipo de parceria, visto que os resultados dessa ação são variados e contemplam uma série de beneficiados. “A conciliação representa a melhor forma de solucionar conflitos. É a maneira mais rápida e barata. Os resultados que estamos obtendo promovendo a conciliação têm sido excelentes. Prova disso está nos altos índices de conciliação que atingimos durante o Mês Estadual da Conciliação, o ConciliaRR. Com esse tipo de ação, todos saem ganhando, não só o tribunal, com redução de taxa de congestionamento e resolução consensual dos processos em tramitação, mas a empresa parceira, que poderá reaver montantes até então perdidos; e a população, que de uma maneira pacífica e rápida pode resolver pendências que causam diversos prejuízos”, explicou.
O presidente da Caer afirmou que a iniciativa de firmar essa parceria surgiu devido à experiência e credibilidade que o TJRR tem e vem apresentando à sociedade com todas as ações de conciliação que vem promovendo.
“Sabemos que cobrar esses débitos é um meio não só de recuperar passivos, mas também de promover a sensibilização contra o desperdício.E não temos interesse em transformar as cobranças em litígio. Somos totalmente a favor da conciliação, e para isso contamos com a excelência do TJRR na realização dos mutirões e demais ações de conciliação que já vimos que têm sido um sucesso em todo o estado”, afirmou.
Para isso, segundo Serrador, todas as formas possíveis de vantagens aos consumidores serão disponibilizadas pela Caer durante esse mutirão, como entrada mínima, desconto de juros e multa e parcelamento. “Não temos interesse apenas em promover a conciliação, mas fechar os acordos. Para isso, organizamos junto ao TJRR a maior quantidade possível de vantagens que pudermos oferecer para facilitar a negociação”, garantiu.
Mutirão de Conciliação com a Caer já tem 200 reclamações pré-processuais inscritas
Programado para ser realizado de 9 a 12 de dezembro de 2019, o Mutirão de Conciliação da Caer ocorrerá no Cejusc de Boa Vista, localizado no Fórum Cível Sobral Pinto, e já tem 200 reclamações pré-processuais da companhia inscritas para a conciliação.
Segundo a coordenadora do Nupemec (Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos), Ocimara Vasconcelos, o mutirão funcionará de maneira simultânea, no horário das 8h às 12 horas, com a utilização de seis salas para conciliação. E entre as condições que a Caer está oferecendo, estão até 100% sobre juros e multas, o parcelamento dos débitos em até 60 vezes, que poderá ser feito na própria fatura ou em até 12 vezes no cartão de crédito, além da redução do percentual da entrada para todos os parcelamentos, que será de apenas 10% da dívida negociada.
CEJUSC - O Cejusc Cível de Boa Vista está localizado no Fórum Cível Advogado Sobral Pinto, na Praça do Centro Cívico, número 666, Centro, andar térreo, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas, atendendo as demandas pré-processuais e processuais na área Cível e Fazendária e, processuais, na de Família e Juizados Especiais Cíveis. O telefone de contato para obter mais informações é o (95)3198-4781.