Fotos: Antonio Diniz
A última atividade do Outubro Rosa do TJRR foi realizada no dia 31 de outubro
O Outubro Rosa no TJRR foi encerrado com uma grande abordagem para as servidoras do Poder Judiciário. A Subsecretaria de Saúde promoveu uma palestra de sensibilização e orientação a respeito da necessidade do autoexame e ainda do acompanhamento médico em caso de detecção do problema.
A atividade foi conduzida pela médica Rafaella Caleffi, que, além de relatar a história de criação do Outubro Rosa, explicou também as principais causas do câncer em mulheres e a importância da realização do autoexame nas mamas e do preventivo pelo menos uma vez ao ano.
“O câncer de mama no Brasil é o segundo tipo que mais acomete as mulheres. Por isso, é importante a gente frisar bastante esse assunto, para que elas comecem a se prevenir. O Outubro Rosa surgiu para que tenham em mente que, ao menos neste mês, elas têm que fazer o rastreio e o exame”, explicou.
Para a subsecretária de Desenvolvimento Pessoal, Michelle Fiorini, a palestra auxilia os servidores a não só buscar auxílio médico, mas também passar adiante as informações absorvidas.
“Por mais que seja divulgado na mídia, é muito importante a gente tirar um pouco do nosso tempo para aprendermos mais sobre esse assunto. Eu fico muito feliz por ter esse tipo de evento, afinal, cada um que sair daqui vai reproduzir essas informações para os amigos e para a família. E assim nós vamos ajudar ainda mais pessoas”, comentou.
A assistente de gabinete administrativo, Poliana Moura, afirma que é importante o Tribunal trazer esse tipo de palestra, visto que é uma forma demonstrar carinho a seus servidores.
“A gente vê que o Tribunal está preocupado com a saúde dos servidores, visto que o câncer de mama pode acometer qualquer pessoa. Então, nós percebemos que somos muito mais do que servidores, que eles estão preocupados não só com o nosso desenvolvimento profissional, mas também com o nosso bem-estar”, observou.