A ação ambiental visa impedir o descarte inadequado do material, que pode contaminar o meio ambiente e comprometer a saúde das pessoas
Fotos: Orib Ziedson
O material entregue no Bosque dos Papagaios será enviado para a Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica, que fará o descarte com procedimentos adequados
Uma das ações de sustentabilidade ambiental desenvolvida pelo TJRR é o recolhimento de pilhas e baterias nas unidades do judiciário para promover o descarte adequado do material, evitando a contaminação do meio ambiente. Depois da última coleta, foram entregues nesta quarta-feira, dia 16, um total de 1.205 pilhas e 279 baterias no Bosque dos Papagaios, que fará o envio, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, para a Abinee (Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica), que atua dentro da Política Nacional de Resíduos Sólidos.
Para a subsecretária de Planejamento e Gestão de Projetos, Erika Horta, a disponibilização de coleta desse material nas unidades do judiciário e o envio para o descarte adequado incentiva boas práticas ambientais e evita possível contaminação de solo, águas e até o comprometimento da saúde das pessoas.
“Essa ação será contínua e disponível para toda a sociedade. Os Ecopontos seguem funcionando. O trabalho não vai parar, e a cada três meses é feita a coleta geral”, garantiu.
Desde maio deste ano, o TJRR disponibilizou os Ecopontos (coletores de pilhas e baterias), que foram instalados nas unidades do Poder Judiciário. Na primeira coleta, 1.389 pilhas e 22 baterias foram retiradas.
Veja onde estão localizados os Ecopontos disponíveis para receber o material:
PALÁCIO DA JUSTIÇA - Praça do Centro Cívico, 296 – Centro;
FÓRUM ADVOGADO SOBRAL PINTO - Praça do Centro Cívico, 666 – Centro;
FÓRUM CRIMINAL MINISTRO EVANDRO LINS E SILVA - Avenida Cabo PM José Tabira de Alencar Macedo, 602 - bairro Caranã;
SEDE ADMINISTRATIVA - EDIFÍCIO LUIZ ROSALVO INDRUSIAK FIN
Avenida Capitão Ene Garcez, número 1696, bairro São Francisco.