Ju, o primeiro robô humanoide do Brasil, será a tecnologia usada para apresentar o que o TJRR vem fazendo para promover diversos avanços no judiciário roraimense
Foto: Antônio Diniz
Neste dia 17, além de palestras sobre avanços tecnológicos, o teatro municipal receberá uma exposição para detalhar aos participantes do Justiça 4.0 o que a Justiça de Roraima vem realizando para melhorar o atendimento à população
Nesta terça-feira, dia 17, o TJRR (Tribunal de Justiça de Roraima) realiza o “Justiça 4.0 – Inteligência Artificial e Soluções Tecnológicas de Roraima”. O evento, que será realizado a partir das 18 horas no Teatro Municipal, visa apresentar os sistemas com IA (Inteligência Artificial) e outras soluções tecnológicas desenvolvidas pelo Poder Judiciário para otimizar os serviços prestados à população.
Tudo isso será apresentado por meio de uma exposição que detalhará aos participantes do evento o que vem sendo desenvolvido pelo TJRR; e também pelo primeiro robô humanoide do Brasil, a Ju, que abordará no auditório do teatro todos os temas e projetos que fazem parte da programação.
Para o Presidente do TJRR, desembargador Mozarildo Cavalcanti, a participação da Ju, um robô que utiliza inteligência artificial para interagir com pessoas, combina perfeitamente com um evento destinado a expor os avanços tecnológicos do Poder Judiciário do Estado.
"O TJRR se destaca nacionalmente não apenas pela sua produtividade, mas também pela tecnologia que desenvolve. Por exemplo, nossos sistemas de videoconferência e de migração de dados são referência por serem capazes de tornar os processos mais céleres. No evento, serão apresentados os principais sistemas que o tribunal utiliza, além das novidades que estão sendo implementadas com base na inteligência artificial”, comentou.
Além das apresentações e exposição, o evento contará com palestras com profissionais reconhecidos nacionalmente na área de IA e TI (Tecnologia da Informação), como o consultor da Transformação Digital do Setor Público, Ademir Piccoli; o professor doutor Fabiano Hartmann, pesquisador de Inteligência Artificial e Direito e coordenador do Projeto UnB-STF - Projeto P&D de aprendizado de máquina (machine learning) sobre dados judiciais das repercussões gerais do STF - Projeto Victor; e o juiz federal Rafael Leite, premiado no concurso Robotização e o Poder Judiciário, por uma iniciativa desenvolvida na 5ª Vara Federal do Amazonas.
O aplicativo Giulia, uma plataforma de comunicação para surdos, desenvolvido pelo professor doutor José Manuel, mestre em Engenharia Elétrica e doutor em Engenharia de Produção, também será apresentado ao público durante o evento.
A programação no auditório principal do teatro está marcada para iniciar às 18 horas. No entanto, o credenciamento, que exige a apresentação do QR Code (Quick Response), um tipo de código de barras gerado no ato da inscrição pelo site do TJRR para a confirmação da participação, está programado para iniciar às 17 horas. A estimativa é que mais de mil pessoas participem do evento.
Confira a programação:
17 horas – Credenciamento
18 horas – Abertura
18h15 - Apresentação - Atendimento Inteligente
18h25 - Palestra - "Justiça 4.0" - Ademir Piccoli
18h45 - Apresentação - Scriba: Sistema de Audiência Inteligente
19h05- Palestra - Algoritmos e Inteligência Artificial no Direito: apoio à decisão e otimização dos fluxos na gestão processual - Prof. Fabiano Hartmann
19h25 - Apresentação - Mandamus: Central Inteligente de Mandados
19h35 - Palestra - IA e o futuro da atuação do Poder Judiciário - Juiz Rafael Leite
19h55- Apresentação - SIJE: Sistema Inteligente dos Juizados Especiais
20h10- Apresentação - Giulia – Prof. Manuel Cardoso
20h20 - Encerramento