.

Ir para o Conteúdo  | Ir para o Menu  | Ir para o rodapé  | Ir para a Busca             Acessibilidade   | Intranet  |  SIC  |  Canal de Denúncia  | Ouvidoria   Botão do Instagram do Tribunal de Justiça de Roraima   Botão de acesso a rede social Facebook do TJRR   Botão de acesso ao canal de Youtube do TJRR   

Selos Prêmios TJRR       

Tecnologias que agilizam serviços do Poder Judiciário para o cidadão serão apresentadas em evento de Inteligência Artificial

 

O primeiro robô humanoide do Brasil será responsável pela apresentação das novas tecnologias do judiciário em Roraima



Foto: Divulgação/ Expojud

Ju, o primeiro robô humanoide do Brasil .


Ju viaja o Brasil abordando o tema da Inteligência Artificial e os avanços tecnológicos



Poder ingressar com uma ação nos Juizados Especiais com a simples indicação dos fatos em um aplicativo; participar de audiências e acompanhar o processo no celular; ter um atendimento simples, rápido e personalizado no site do tribunal; contar com mandados de citação sendo cumpridos rapidamente com o controle de computadores; ver audiências serem degravadas automaticamente, mesmo se realizadas em estados ou países diferentes, garantindo celeridade das sentenças; tudo isso passa a ser realidade para os cidadãos de Roraima.

 

Os novos sistemas construídos por meio de IA (Inteligência Artificial) e soluções tecnológicas nos quais o TJRR (Tribunal de Justiça de Roraima) vem trabalhando para melhorar a prestação jurisdicional no Estado vão garantir serviços mais eficientes prestados ao público atendido pelo judiciário. Esses sistemas serão apresentados na próxima semana, dia 17, no Teatro Municipal, durante o evento “Justiça 4.0 – Inteligência Artificial e Soluções Tecnológicas de Roraima”.

 

Tudo que já vem sendo desenvolvido pelo TJRR para agilizar e aperfeiçoar o trâmite processual, além das novidades para o futuro, estará disponível em uma exposição no hall de entrada do teatro municipal, e também será apresentado para o público pelo primeiro robô humanoide do Brasil, chamado de Ju, criado a partir do uso de Inteligência Artificial.

 

O presidente do TJRR, desembargador Mozarildo Cavalcanti, destaca a importância desse evento, visto que é de interesse não só dos operadores e estudantes de Direito, ou servidores do Poder Judiciário de Roraima, além de profissionais e estudantes da área de tecnologia, mas da sociedade em geral. Isso porque, além de discutir os avanços da Justiça e da Tecnologia, o evento vai apresentar o que o TJRR criou, utilizando a Inteligência Artificial, para tornar os processos mais rápidos, eficientes e econômicos para os cofres públicos.

 

“O futuro do Poder Judiciário passa pela Inteligência Artificial, que já é uma realidade no mundo inteiro. Para enfrentar o número crescente de processos de forma rápida e justa, é preciso administrar o Judiciário com profissionalismo, com planejamento e com uma dose de ousadia. A IA agilizará uma série de tarefas, evitando a repetição de trabalhos e a perda de tempo em ações simples, mas que demandam atenção. Com isso, juízes e servidores poderão se dedicar a atividades mais complexas”, comentou, destacando que o investimento do TJRR em IA, junto com outras medidas, como a constante capacitação de magistrados e emprego de esforços para aumentar as conciliações, visa oferecer à população o que se espera do Poder Judiciário: decisões judiciais mais céleres e de melhor qualidade.

 

PALESTRANTES – Para discutir o uso da Inteligência Artificial e os diversos avanços tecnológicos com foco no poder judiciário, o TJRR garantiu a participação de diversos palestrantes de renome nacional neste evento. É o caso do consultor da Transformação Digital do Setor público, Ademir Piccoli, que vai abordar o tema do evento: "Justiça 4.0".

Já o professor doutor Fabiano Hartmann, pesquisador de Inteligência Artificial e Direito, e coordenador do Projeto UnB-STF - Projeto P&D de aprendizado de máquina (machine learning) sobre dados judiciais das repercussões gerais do STF - Projeto Victor, ministrará a palestra “Algoritmos e Inteligência Artificial no Direito: apoio à decisão e otimização dos fluxos na gestão processual”.

E o juiz federal Rafael Leite, premiado no concurso Robotização e o Poder Judiciário, por uma iniciativa desenvolvida na 5ª Vara Federal do Amazonas, falará sobre “IA e o futuro da atuação do Poder Judiciário”.

Como convidado especial, o professor doutor José Manuel, mestre em Engenharia Elétrica e doutor em Engenharia de Produção, vai apresentar o aplicativo Giulia, uma plataforma de comunicação para surdos que ele mesmo desenvolveu.

 
Ícone WhastsApp Ícone Flickr TJRR Ícone Instagram TJRR  Ícone Facebook TJRR Ícone Linkedin TJRR Ícone Spotify TJRR Ícone TikTok TJRR Ícone Youtube TJRR

Palácio da Justiça - Desembargador Robério Nunes dos Anjos

Endereço: Praça do Centro Cívico, 296 - Centro - 69.301-380

Telefones:

3198-2800 - Palácio da Justiça
3198-4700 - Fórum Cível
3194-2699 - Fórum Criminal
3198-4900 - Prédio Administrativo
3621-5100 - Vara da Infância e Juventude

Logomarca do Tribunal de Justiça de Roraima

PLANTÕES DE ATENDIMENTO - SÁBADO, DOMINGOS E FERIADOS

Plantão Judicial 1ª Instância: ☎ (95) 98404 3085
Plantão Judicial 2ª Instância: ☎ (95) 98404 3123
Núcleo de Plantão Judicial e Audiência de Custódia: ☎ (95) 98404 3085
Plantão Vara da Justiça Itinerante: ☎ (95) 98404 3086

 

Ícone Mapa do Site     Banner Radar da Transparência Pública

.
Acessibilidade Visual
Contraste
Aumentar Fonte
Diminuir Fonte