Todas as unidades do Poder Judiciário em Boa Vista passaram pela medida de segurança e agora operam o sistema
Fotos: Nucri
O procedimento é simples e rápido. O visitante precisa apenas apresentar documento com foto, que contenha o nome da mãe, e permitir o registro da imagem de rosto
Começou a funcionar nesta quinta-feira, dia 5, o novo sistema de Controle de Acesso de Visitantes do TJRR (Tribunal de Justiça de Roraima), que foi implantado em todas as unidades da Justiça Estadual em Boa Vista, visando garantir agilidade e mais segurança no acesso a esses locais.
O sistema aperfeiçoado agora exige que o cadastramento do visitante seja mais detalhado, necessitando, além da apresentação de um documento de identificação, que contenha o nome completo e nome da mãe, também a realização de um registro fotográfico, que servirá para arquivo permanente; e quando o visitante retornar a qualquer unidade do TJRR fornecerá apenas o documento e a identidade será confirmada, com autorização de entrada.
O coronel Antônio Pires, chefe da Assessoria Militar do TJRR, destacou que trata-se de uma medida importante não só para aumentar a segurança de servidores e magistrados do TJRR, mas também para a população.
“Todos os dias há uma circulação muito grande de visitantes nos prédios da justiça; sobretudo nos fóruns. E com esse controle, que prima pela identificação, será possível solucionar possíveis problemas de segurança tanto para os usuários da justiça quanto para servidores e magistrados, dependendo do caso. É uma medida preventiva de segurança”, explicou.
O presidente do TJRR, desembargador Mozarildo Cavalcanti, destacou que a cada dia esta gestão vem investindo mais em segurança, com o objetivo de atender à demanda de magistrados e servidores, além da população.
“Com nossas unidades mais protegidas, podemos evitar uma série de problemas e prejuízos não só internamente, mas para o público externo também, que tem uma garantia maior da devida tramitação de serviços e ações, sem a interrupção por qualquer ocorrência externa, que pode ser prevenida com medidas de segurança como essa”, ressaltou.
O vendedor ambulante Francisco Figueira, ao comparecer a uma audiência no Fórum, foi o primeiro a passar pelo cadastramento do Conav e aprovou. “Eu acho importante sim esse controle; além de ser rápido e fácil. Logo a gente está liberado”, comentou.
A estudante de Medicina Samanta Pessaud, que acompanhava um parente no Fórum Cível Advogado Sobral Pinto e precisou se cadastrar no primeiro dia de funcionamento do novo sistema no local, aprovou a medida.
“É importante que tenha esse tipo de ação de identificação. Nos dias de hoje, ninguém sabe quem é quem; então, é mais que necessário que esse trabalho seja feito, ajudando na segurança de todos”, declarou.
Os prédios do Poder Judiciário em Boa Vista que receberam esse sistema aperfeiçoado foram: o Palácio da Justiça, localizado na Praça do Centro Cívico; o Fórum Advogado Sobral Pinto, também Praça do Centro Cívico; o Fórum Criminal Ministro Evandro Lins e Silva, localizado na avenida Cabo PM José Tabira de Alencar Macedo, número 602, Caranã; as Varas da Infância e Juventude na avenida Ataíde Teive, número 4.270, no bairro Caimbé; e a sede Administrativa do TJRR, no Edifício Luiz Rosalvo Indrusiak Fin, na avenida Capitão Ene Garcez, São Francisco.
A chefe do Setor de Serviços Terceirizados, Paloma Lima de Souza Cruz, disse que inicialmente serão apenas os prédios do Poder Judiciário, localizados em Boa Vista, que irão operar com o novo sistema, mas a previsão é que o Conav atualizado passe a funcionar nas Comarcas do interior até o ano que vem.