A Ejurr (Escola do Poder Judiciário de Roraima) promoveu na última segunda-feira, dia 19, o evento alusivo ao 17º Aniversário da Justiça Militar, com a palestra do ministro do STM (Superior Tribunal Militar), Péricles Aurélio Lima de Queiroz, que teve como tema “A atuação das forças armadas na segurança pública: Novos desafios para a Justiça Militar”.
A solenidade de abertura contou com a participação do diretor da Ejurr, desembargador Cristóvão Suter, dos juízes das Varas do Júri e da Justiça Militar, Lana Leitão e Cleber Gonçalves, do procurador de Justiça Alessandro Tramujas, além de militares estaduais e federais.
Para a juíza Lana Leitão essa comemoração é muito importante. “A Justiça Militar precisa de um reconhecimento e uma divulgação até mesmo dentro do próprio Poder Judiciário e o desembargador Cristóvão Suter tem atuado para proporcionar eventos dessa natureza. A vinda do ministro Péricles Aurélio é de uma importância elementar para nossa Justiça Estadual e a Justiça Militar trabalha nas duas Varas Militares para fortalecer a democracia”, destacou.
A corregedora do Corpo de Bombeiros de Roraima, coronel Vanísia Santos, parabenizou a Justiça Militar pela criação e permanência no Estado de Roraima. “Eu avalio como muito positiva essa iniciativa de trazer o ministro Péricles, pois dá um respaldo muito grande para a nossa Justiça Militar. Eu atuo como juíza militar no conselho especial nas 1ª e 2ª Varas Militares e ao contrário do que as pessoas pensam, a Justiça Militar não é corporativa. É uma Justiça que busca manter os militares de forma a preservarem a hierarquia e a disciplina nas corporações”, ressaltou.
PALESTRANTE - O ministro Péricles Aurélio Lima de Queiroz (STM – DF) é pós-graduado (especialista) em Direito Internacional Humanitário (Universidade de Brasília – 2006); Ingressou no Ministério Público Militar em 1981, onde exerceu os cargos de promotor de Justiça Militar (1981-1993), procurador de Justiça Militar (1993-1995), vice-Procurador-Geral (1996-2000) e corregedor-geral do MPM (2000-2004); membro e coordenador da Câmara de Coordenação e Revisão do MPM (2006-2016), membro nato do Conselho Superior (1995-2016), presidente do Conselho Nacional de Corregedores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União (2003); membro de Bancas de Concurso para Promotor de Justiça Militar (1997 e 1999); membro da Comissão da Memória Institucional do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP); coordenador e membro do Conselho Editorial da Escola Superior do Ministério Público da União (2002-2005/2011-2014).