Com a parceria, o tempo de resposta de processos entre as instituições deverá reduzir
Foto: Antonio Diniz
Um Termo de Cooperação Técnica foi assinado para a formalização da parceria e o próximo passo será a capacitação de servidores do Detran de trânsito para a correta utilização do Sistema Eletrônico de Informação do TJRR
A partir de agora, o recebimento de remessa de documentos entre o Detran (Departamento Estadual de Trânsito) e o TJRR (Tribunal de Justiça de Roraima) passará a ser mais eficiente e rápido. Um Termo de Cooperação Técnica foi assinado entre as instituições permitindo a utilização do SEI (Sistema Eletrônico de Informação) da Justiça Estadual também pelo órgão de trânsito. A intenção é que toda a comunicação oficial entre as instituições seja feita por meio deste sistema.
Além de facilitar e otimizar a comunicação oficial institucional, a parceria visa ainda reduzir despesas operacionais decorrentes da remessa física de documentos, como deslocamento de servidores e custos de transporte. O SEI possibilitará que todo e qualquer tipo de documento seja transmitido entre as instituições, validados por assinaturas eletrônicas.
Para o presidente do TJRR, desembargador Mozarildo Cavalcanti, essa parceria é de interesse de toda a sociedade, pois além de ser uma ação que elimina ainda mais os resíduos produzidos pelo judiciário, como papel e insumos de impressão, também torna os processos entre as instituições mais céleres. “O Detran agora tendo acesso ao SEI, toda a comunicação entre as instituições se tornará mais ágil e o tempo de respostas às demandas da sociedade que tramitam entre os órgãos será menor”, destacou.
O diretor-presidente do Detran, Igo Brasil, disse que na PRF (Polícia Rodoviária Federal) teve a experiência de atuar com a utilização do SEI e que era uma das necessidades levantadas para a gestão do Departamento Estadual ter acesso a esse sistema também. “Desde que assumimos, elencamos o acesso ao SEI como uma das medidas prioritárias, pois sabemos dos benefícios que vai gerar, sobretudo sobre o volume de processos que tramita hoje na instituição”, declarou.
Para a execução da parceria, o TJRR além de disponibilizar o sistema para o acesso dos servidores do Detran, ainda promoverá treinamento dos servidores do departamento para a correta utilização do sistema.