A iniciativa de Roraima foi recomendada em evento do CNJ para ser adotada pelos demais tribunais de justiça do país
Foto: Nucri
Programa de Gestão da Qualidade da Prestação Jurisdicional do Tribunal de Justiça de Roraima foi apresentado em evento do CNJ em Brasília (DF), pelo presidente do TJRR, desembargador Mozarildo Cavalcanti
Durante o encerramento da programação do Encontro Nacional de Gestores de Pessoas do Poder Judiciário, promovido pelo CNJ (Conselho Nacional de Justiça), no último dia 14, em Brasília (DF), o conselheiro Valdetário Monteiro, presidente da Comissão Permanente de Eficiência Operacional e Gestão de Pessoas da instituição de Justiça, apresentou o Qualijus (Programa de Gestão da Qualidade da Prestação Jurisdicional) do TJRR (Tribunal de Justiça de Roraima) como uma boa prática a ser adotada pelos demais tribunais do país.
O programa consiste na elaboração de diagnóstico sobre os pontos de dificuldade do tribunal e, a partir daí, buscar a promoção de qualificação para magistrados e servidores, visando sanar esses gargalos. Depois da capacitação, os participantes voluntários passam por uma avaliação para a concessão de um selo de qualidade, caso atendam todos os critérios do programa.
O conselheiro disse que a intenção da apresentação no momento deste encontro é que a ideia seja multiplicada para, a partir daí, fazer com que fluam resultados ainda melhores. “Conheci o programa e convidei o desembargador Mozarildo Cavalcanti a fazer uma apresentação para que a ideia seja levada para todos os tribunais. Recomendei aos gestores que busquem o máximo de informações com a equipe de Roraima e tentem adaptar essa ação nos tribunais de vocês. O desafio é adequar as engrenagens para que se possa produzir mais com qualidade de trabalho e de vida”, comentou.
O presidente do TJRR, desembargador Mozarildo Cavalcanti, destacou que em Roraima foi possível conseguir uma adesão espontânea, e que o programa segue sendo implantado, visando, sobretudo, promover um trabalho de qualidade para os jurisdicionados, que buscam mais que rapidez e produtividade, mas também qualidade em sentenças que ofereçam resultados efetivos à sociedade, que não sejam acometidas por erros que impliquem em retrabalho. “Além de atendimento de qualidade, a sociedade quer sentenças com a qualidade superior às que já oferecemos”, observou.
Quando esteve em Roraima, no início do mês de junho, o corregedor nacional de Justiça, ministro Humberto Martins, também conheceu o programa e o avaliou como uma iniciativa inovadora e transformadora. “Esse programa demonstra que o TJRR trabalha de uma maneira contínua para alcançar a excelência, e toda ação para a melhoria da prestação jurisdicional merece ser replicada”, declarou.
O programa, que foi elaborado com base em estudos técnicos a respeito dos entraves das áreas jurídicas e administrativas do tribunal, será disponibilizado pelo CNJ para ser adaptado nos demais tribunais interessados.
Um dos tribunais interessados foi o do Mato Grosso. O coordenador da Gestão de Pessoas do TJMT, Lusanil Egues, buscou informações sobre o programa e comentou sobre a necessidade de implantar nos tribunais. “É uma ação importante. Não só pela busca da melhora da qualidade, mas porque também agrega mais credibilidade ao judiciário, que passará a oferecer um trabalho ainda melhor”, comentou.