Depois de diagnosticar pontos para aprimoramento, disponibilizar capacitações e avaliar desempenho, o programa vai certificar todos que alcançarem os níveis de qualidade exigidos
Fotos: Antônio Diniz
O programa foi lançado no fim da manhã desta quarta-feira, dia 3, no Tribunal de Pleno do Palácio da Justiça
Já colocando em prática uma das metas de gestão, que é o aumento da qualidade nos serviços prestados pelo Poder Judiciário de Roraima à sociedade, o presidente do TJRR (Tribunal de Justiça de Roraima), desembargador Mozarildo Cavalcanti, lançou no fim da manhã desta quarta-feira, dia 3, o QualiJus (Programa de Gestão da Qualidade da Prestação Jurisdicional).
O programa foi desenvolvido pela Presidência do TJRR em parceria com a CGJ (Corregedoria Geral de Justiça) e a Ejurr (Escola do Judiciário de Roraima), e será disponibilizado inicialmente a magistrados e assessores jurídicos diretos. O objetivo é promover, por meio de medidas baseadas em diagnóstico, capacitação e avaliação, para o constante aprimoramento da qualidade da prestação jurisdicional.
O presidente do TJRR, desembargador Mozarildo Cavalcanti destacou que o Tribunal de Justiça de Roraima já tem atingido elevados índices de produtividade seguidamente, como o índice IPC-Jus 100% (Índice de Produtividade Comparada) e o Selo Ouro do CNJ (Conselho Nacional de Justiça), sendo agora o momento de investir no aumento da qualidade, buscando também alcance a excelência nos serviços prestados à população.
O diretor da Ejurr, desembargador Cristóvão Suter, destacou que essa é uma iniciativa inédita e que mostra a preocupação da instituição não somente com a quantidade, mas com o aprimoramento da qualidade do que é realizado.
“É necessário que se diga que este é o primeiro Tribunal de Justiça do Brasil que tem essa iniciativa, pois o QualiJus é permeia a atividade administrativa, mas não é própria da atividade judiciária. E o TJRR é pioneiro então nessa temática. E a Ejurr está muito satisfeita em ser parceira e buscar os melhores professores para participar desse programa de qualidade no poder judiciário”, comentou.
A juiza Lana Leitão, que esteve presente durante o lançamento do programa, no Tribunal do Pleno do Palácio da Justiça, avalia a iniciativa dessa gestão com o lançamento do QualiJus como uma ação inovadora do ponto de vista da administração pública.
“Quanto mais juízes e servidores se capacitarem melhor é para a prestação jurisdicional. Para mim, o TJRR é um dos melhores tribunais do país e com o QualiJus se reafirma nessa ponteira, dando um grande passo para um futuro de mais qualidade no Poder Judiciário”, declarou.