Fotos: Antônio Diniz
A cerimônia ocorreu na tarde desta quinta-feira, dia 14, no abrigo Rondon 2, no bairro 13 de Setembro
O que parecia um sonho distante para Osmar Henrique, de 24 anos, e Carmem Montano, de 31, agora se tornou real. O casal de imigrantes é um dos 51 casais que formalizaram a união durante o mutirão realizado pela Justiça Itinerante do TJRR (Tribunal de Justiça de Roraima). A cerimônia que deu vida ao sonho dessas pessoas, ocorreu na tarde desta quinta-feira, dia 14, no Abrigo Rondon 2, localizado na avenida General Sampaio, bairro 13 de Setembro, em Boa Vista.O juiz titular da Vara da Justiça Itinerante do Tribunal de Justiça, Erick Linhares, explica que essa é uma forma de ajudar os imigrantes a serem inseridos na sociedade brasileira. “Estamos regularizando a situação desses casais. O documento de união estável mantém a unidade das famílias e facilita a interiorização para aqueles que buscam oportunidade em outros estados”, detalhou o magistrado.
Os imigrantes Osmar Henrique e Carmem Montano estão há pouco mais de um ano no Brasil e se conheceram assim que chegaram em solo brasileiro. Ele afirma que tudo o que deseja a partir de agora é viver feliz com a Carmem. “Só quero a felicidade com minha esposa, estou fazendo isso para que possamos ter uma vida melhor. Só temos a agradecer a justiça de Roraima”, declarou.
Carmem tem o mesmo pensamento do marido, disse que se apaixonou por Osmar desde que o viu pela primeira vez. “Essa união representa tudo para mim”, comemorou emocionada a imigrante.
A oficial do Escritório Acnur em Roraima (Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados), Gabriela Cortina, considera muito importante a ação da Justiça Itinerante que é realizada nos abrigos. Segundo ela, é um passo a mais no processo de interação dessas famílias. “Essas pessoas agora estão tendo, graças a Justiça Estadual, o estado civil legalizado, eles poderão seguir em frente para recomeçar as vidas”, comentou.
Os atendimentos da Justiça Itinerante são gratuitos e direcionados a toda população, sejam brasileiros ou estrangeiros. O calendário de atividades para o primeiro semestre de 2019 já foi iniciado e a previsão para a próxima semana é que os serviços da Justiça Itinerante sejam levados para o município de Pacaraima, fronteira com a Venezuela. Os técnicos devem ficar na localidade do dia 17 a 23 de deste mês.
O calendário completo pode ser consultado no endereço eletrônico: http://www.tjrr.jus.br/files/