A Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão do Tribunal de Justiça de Roraima, promoveu na manhã de ontem (20) evento alusivo ao Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência, comemorado em todo o país em 21 de setembro. O evento intitulado “TJRR de Portas Abertas para a Inclusão”, ocorreu na sede Administrativa Luiz Rosalvo Indrusiak Fin e contou com a presença de um intérprete de libras, auxiliando no processo de comunicação.
Durante a manhã, houve apresentação de poesia com o servidor Aldair Ribeiro, deficiente auditivo, autor da 2ª edição da revista eletrônica "Convivendo com uma pessoa com deficiência", além de mini palestras com os temas "Saúde, Educação e Acessibilidade", ministrada por Jean Martins, deficiente físico, membro do Conselho Estadual de Direito da Pessoa com Deficiência (Coede) e "Acessibilidade na Internet", proferida pelo servidor Paulo Torres.
"Há 18 anos eu convivo com a deficiência do meu filho, e tem sido uma experiência transformadora. Espero que um dia todos estejamos inclusos, a ponto de não precisarmos mais discutir inclusão", pontuou a presidente do TJ, desembargadora Elaine Bianchi, acrescentando que a comissão tem o objetivo de propor e realizar mudanças necessárias para facilitar a vida das pessoas com deficiência, seja dos usuários do serviço público ou servidores.
Para Vera Sábio, servidora e deficiente visual, a única deficiência sem solução é a falta de vontade. "Com vontade e oportunidade qualquer pessoa pode se aperfeiçoar e fazer o que desejar", disse.
A Escola do Poder Judiciário de Roraima, iniciará no mês de outubro, a segunda turma do curso de Libras. O objetivo é aplicar a língua brasileira de sinais no atendimento à pessoa com surdez no âmbito do Poder Judiciário Estadual. Os interessados podem se inscrever acessando a Página da EJURR.
Boa Vista, 21 de setembro de 2018
Núcleo de Comunicação e Relações Institucionais - NUCRI
Escritório de Comunicação