Um Projeto de Humanização em Saúde no Sistema Prisional, idealizado pelo Grupo de Monitoramento do Sistema Carcerário de Roraima, que tem como coordenador o desembargador Almiro Padilha e supervisora, a juíza da Vara de Execuções Penais, Joana Sarmento, está levando ao sistema prisional de Roraima ações de acolhimento e serviços em saúde.
A iniciativa conta com a participação da médica Mariângela Nasário e da enfermeira Nadja Salgueiro. Durante todo o dia de ontem (19), a equipe do projeto levou às detentas da Cadeia Feminina, ações de acolhimento, teste rápido de HIV e sífilis, consulta médica e consulta de enfermagem com pré-natal. O médico Victor Paracat e 15 acadêmicos do 5º semestre do curso de enfermagem do Centro Universitário Estácio da Amazônia, foram parceiros da ação.
De acordo a médica Mariângela Nasário, as ações iniciaram pela Cadeia Feminina. “Vamos intensificar esses atendimentos semanalmente e depois, eles ocorrerão de 15 em 15 dias. Iremos ofertar ainda, vacinação contra a gripe, sarampo e outras. A intenção é expandir o projeto para todas as Unidades Prisionais” disse.
Ainda conforme a médica “esse projeto visa o atendimento da saúde em todos os sentidos, fazendo a previsão da necessidade dos especialistas e assim, ajudando no controle e tratamento das comorbidades, diminuindo a necessidade de tratamento em prisão domiciliar” concluiu.
Boa Vista, 20 de setembro de 2018
Núcleo de Comunicação e Relações Institucionais – NUCRI
Escritório de Comunicação