O Poder Judiciário de Roraima vai realizar nesta quinta-feira (20), às 8h30, na sede Administrativa Luiz Rosalvo Indrusiak Fin, o evento “TJRR de portas abertas para a Inclusão”. A iniciativa é alusiva ao dia nacional da luta da pessoa com deficiência comemorado no dia 21 de setembro. Na ocasião, será realizado um bate papo sobre acessibilidade, inclusão e direitos do servidor com deficiência, apresentação de poesia e coral em libras.
De acordo com a coordenadora da Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão do Tribunal de Justiça de Roraima, Claudete Silva, o evento tem como público-alvo as pessoas com deficiência que trabalham no TJ, demais servidores, terceirizados, estagiários e comunidade em geral.
Ainda conforme a coordenadora, o Tribunal de Justiça de Roraima, por meio da portaria nº 453, de 02 de abril de 2018, constituiu a Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão – CPAI, que vem atuando para garantir mais acessibilidade nas Unidades do TJRR, não só no aspecto arquitetônico, mas também nas relações interpessoais.
“A comissão é composta pela presidente do TJRR, desembargadora Elaine Bianchi e mais seis servidores, que se reúnem uma vez por mês para definirem as ações do Poder Judiciário sobre o assunto. Temos investido em capacitações também. A Escola do Judiciário já formou a 1ª turma de Libras, com 18 servidores aptos a atender as pessoas com deficiência auditiva que precisem dos nossos serviços” disse.
O êxito desse curso pôde ser observado no desenvolvimento do trabalho da técnica judiciária Graciela Rodrigues, que colocou em prática seu aprendizado obtido com a capacitação em Libras, quando prestou atendimento a uma pessoa surda na 4ª Vara Cívil, onde ela trabalha.
"A experiência vivida no trabalho através do atendimento a um surdo me deixou muito feliz. Eu compreendi o que ele queria e graças ao curso, consegui me comunicar com ele de forma clara e objetiva. O curso de libras para mim foi um grande aprendizado e uma experiência bastante enriquecedora” afirmou a servidora.
Reformas nas Unidades do Poder Judiciário – Outra frente de trabalho do TJRR é tornar todos os prédios acessíveis atendendo as normas vigentes. A coordenadora da Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão, Claudete Silva, também é arquiteta do Tribunal de Justiça e é a responsável pelos projetos arquitetônicos de reforma e adequação dos prédios da capital e do interior do Estado.
Confira a programação do evento “TJRR de Portas Abertas para a Inclusão”
Dia: 20/09/2018
Horário: 8h30
Local: Sala 415 da Escola do Judiciário, localizada na sede administrativa Luiz Rosalvo Indrusiak Fin, avenida Capitão Ene Garcez , 1696, São Francisco
Boa Vista, 18 de setembro de 2018
Núcleo de Comunicação e Relações Institucionais - NUCRI
Escritório de Comunicação