A servidora do Tribunal de Justiça de Roraima, Vera Sábio, participou na manhã de ontem (30) de uma audiência pública sobre educação especial na rede municipal de ensino. O evento ocorreu na Câmara Municipal de Boa Vista. Vera é presidente da Associação dos Deficientes Visuais de Roraima e foi representando a presidente do Tribunal de Justiça, desembargadora Elaine Bianchi.
Conforme Vera Sábio cada representante falou dos problemas enfrentados pela falta de uma educação de qualidade que atenda todas as crianças da rede municipal, independente da limitação que ela possua. “Há carência de professores especializados para cuidar das crianças com síndrome de Down e autismo, a situação atual são de cuidadores quando na verdade, precisa de um professor auxiliar. Outra necessidade é de intérprete de libras” disse.
A servidora está participando atualmente de um curso de informática que está sendo ministrado por um professor cego e tetraplégico. “A desembargadora Elaine Bianchi possui um olhar diferenciado sobre esse tema, pois ela conhece bem essa realidade. Tem um filho com deficiência e isso fez com que investisse mais em acessibilidade. Eu estou fazendo um curso de informática acessível. Quem me ensina é cego e tetraplégico, mas infelizmente pelas suas limitações, poucos tem a chance de conhecer o potencial que meu professor tem. Todos deveriam se aproximar mais de pessoas com deficiência e verificar o quanto elas podem ser boas profissionais e muito eficientes, superando as barreiras que os sem deficiência, nem imaginam” afirmou.
A Câmara Municipal de Boa Vista deverá elaborar um relatório com as sugestões apresentadas no evento para ser encaminhado à Prefeitura Municipal.
Boa Vista, 31 de agosto de 2018.
Núcleo de Comunicação e Relações Institucionais - NUCRI
Escritório de Comunicação