O Tribunal de Justiça de Roraima, por meio da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar em parceria com a Faculdade Cathedral de Roraima, concluiu na última quarta-feira (30), a primeira etapa do Grupo Terapêutico Ponto de Equilíbrio “Elas”.
O projeto que tem como objetivo atender mulheres em situação de violência doméstica e familiar. Durante 4 meses realizou 12 encontros em uma média de 4 a 6 participantes, atendendo 42 mulheres.
Leila Carvalho, psicóloga e facilitadora do projeto, destaca a importância da terapia no acolhimento emocional da vítima. “Dentro do grupo o reestabelecimento psicológico é o fator mais importante, e o encorajamento e a autoconfiança dessa mulher em relação aos seus direitos e deveres como membro da sociedade”, disse Leila ao lembrar que viver sem violência é um direito de toda mulher.
“A mulher que se encontra nessa situação precisa saber que não está sozinha e que, como se trata de um problema social, existem leis e políticas públicas para protegê-la,”concluiu.
O Grupo de terapia já ocorre há nove meses às quartas-feiras das 16h às 17h:30, no Fórum Criminal, Ministro Evandro Lins e Silva, Bairro Caranã. A equipe é composta por psicóloga e acadêmicas do curso de psicologia.
Este é mais um serviço ofertado pela Coordenadoria Estadual de Violência Doméstica, preconizado pela Lei Maria da Penha que atua também com projetos no campo preventivo e punitivo por meio de parcerias, com destaque para o projeto “Maria Vai à Escola” que promove ações de prevenção com crianças, e o programa “Patrulha Maria da Penha” que acompanha e fiscaliza Medidas Protetivas de Urgência.
*Informações: Coordenadoria Estadual da Mulher
Boa Vista, 4 de maio de 2018
Núcleo de Comunicação e Relações Institucionais
Escritório de Comunicação