O Corregedor-Geral de Justiça do Poder Judiciário de Roraima, desembargador Jésus Rodrigues do Nascimento, participou no período de 17 a 19 de maio em Campo Grande /MS, do Encontro do Colégio Nacional de Ouvidores Judiciais.
Os objetivos do encontro foram difundir o instituto das ouvidorias como instrumento de promoção da cidadania e de aprimoramento democrático da gestão do Poder Judiciário, incentivar a integração entre as ouvidorias judiciais e fomentar a atuação transparente, ética e responsável.
Realizado pela primeira vez em março de 2016, o evento reuniu ouvidores dos Tribunais de Justiça de todo o Brasil, com o propósito de permitir a atuação uniformizada das ouvidorias, por meio da discussão coletiva dos problemas enfrentados.
A intenção do Colégio Permanente de Ouvidores Judiciais (COJUD) é compartilhar práticas adotadas pelos ouvidores, permitindo que se avalie a possibilidade e a necessidade da aplicação de rotinas de trabalho em seus tribunais, observando a realidade de cada um.
Nas palavras do desembagador Jésus Rodrigues do Nascimento “é fundamental a participação deste Tribunal de Justiça nesses Encontros, pois, além de difundir ideias e propostas desenvolvidas em nosso Tribunal, também é possível visualizarmos outras práticas inovadoras, a exemplo do que ocorre no Tribunal de Justiça de Tocantins, que utiliza o sistema de totem para facilitar a comunicação com o cidadão”.
Durante o encontro foi eleita a nova Mesa Diretora do COJUD para o biênio 2018/2019, sendo o Desembargador Jésus Rodrigues escolhido para a exercer a função de 2º Secretário.
O Encontro Nacional de Ouvidores Judiciais foi promovido pelo COJUD e pelo Tribunal de Justiça de MS, por meio da Escola Judicial (EJUD-MS).
Fonte: TJ/MS
Boa Vista, 28 de maio de 2018.
Núcleo de Comunicação e Relações Institucionais – NUCRI
Escritório de Comunicação