O Tribunal de Justiça de Roraima firmou na tarde desta terça-feira (22), um Termo de Cooperação Técnica para realização de audiências por videoconferências. O documento foi assinado pela presidente do Tribunal de Justiça de Roraima, desembargadora Elaine Bianchi e pelo juiz federal, Diego Leonardo, na Sede do Poder Judiciário em Roraima.
O acordo tem como objeto a utilização de sistema informatizado de videoconferência na realização de audiências de pessoas citadas por carta precatória na jurisdição do Estado de Roraima. As audiências se darão à distância, por videoconferência, entre as Unidades do Tribunal de Justiça do Estado de Roraima e as Unidades da Justiça Federal de Roraima.
A videoconferência permite que a audiência seja realizada sem a necessidade das pessoas estarem fisicamente no mesmo lugar, com auxílio de câmeras de vídeo e sistemas de captação de áudio que garantam a identificação dos presentes em cada sala, possibilitando a comunicação em tempo real através de software específico e conexões via rede lógica.
O Tribunal de Justiça de Roraima já vem adotando a prática de realização de audiências e julgamentos por videoconferências o que vem contribuindo com a celeridade processual e redução de custos.
Boa Vista, 22 de maio de 2018
Núcleo de Comunicação e Relações Institucionais
Escritório de Comunicação