A presidente do Tribunal de Justiça, desembargadora Elaine Bianchi, recebeu na tarde de ontem (25) o representante do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Estado de Roraima (COEDE-RR), Francisco Macedo, o vice-presidente Hiderlan Matão, o presidente da Associação Suo Jure dos Surdos de Roraima (ASSJSRR), Fábio Tiago Maia, acompanhados por duas intérpretes da língua de sinais e membros do conselho.
O encontro tratou sobre questões de acessibilidade comunicacional com as pessoas com deficiência auditiva. Os participantes puderam discutir medidas que possam promover maior inclusão das pessoas com deficiência na sociedade.
Matheus Almeida, estudante do ensino médio, apontou as dificuldades encontradas diariamente na rede de ensino público, devido a falta de profissionais capacitados para atender deficientes auditivos. "Eu quero cursar uma faculdade, mas para realizar esse sonho eu preciso que me deem as condições necessárias, como uma intérprete capacitada para a sala de aula", explica.
Elaine Bianchi citou a oficina “Praticando as Diferenças”, realizada no mês de setembro, e externou a sua preocupação em ofertar um bom atendimento no TJRR a todo cidadão. "Já fiz uma solicitação do curso de libras para que possamos prestar melhor atendimento ao deficiente auditivo que chega até nós", disse.
Boa Vista, 26 de outubro de 2017.
Núcleo de Comunicação e Relações Institucionais - Nucri
Escritório de Comunicação