Durante todo o mês de novembro, o Tribunal de Justiça de Roraima, por meio das Varas do Júri da capital e do interior do Estado, vai participar do Mês Nacional do Júri como esforço concentrado de julgamento dos crimes dolosos contra a vida, uma mobilização nacional do sistema de Justiça brasileiro para levar a julgamento, os acusados de homicídios e tentativas de homicídio.
A iniciativa é dos órgãos integrantes da Estratégia Nacional de Justiça e Segurança Pública (Enasp), uma parceria que une o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o Conselho Nacional do Ministério Público e o Ministério da Justiça.
Em Roraima, a juíza Lana Leitão é quem coordena a Meta da Estratégia Nacional de Justiça e Segurança Pública (ENASP). Conforme a magistrada, além dos juízes titulares das 1ª e 2ª Varas dos Júris da capital, a ação contará também com a colaboração de mais dois juízes designados para auxiliar nos trabalhos das varas do júri de Boa Vista, além da participação dos juízes do interior, que realizarão sessões do júri e audiências em processos de crimes dolosos contra a vida.
“Nossa experiência com ações dessa natureza são resultados positivos, uma vez que conseguimos desafogar os processos das Varas do Júri, além de darmos uma resposta para a sociedade, com o resultado desses mutirões. Destaco que a iniciativa só é possível com a atuação dos nossos parceiros como o Ministério Público, Defensoria Pública, OAB e dos jurados. Todos os dias úteis de novembro serão destinados para a realização de julgamentos” disse a juíza.
Boa Vista, 16 de outubro de 2017.
Núcleo de Comunicação e Relações Institucionais – NUCRI
Escritório de Comunicação