Com o objetivo de ajudar a desenvolver o hábito da leitura e habilidades de escrita desde a infância, a Ouvidoria-Geral de Justiça do Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR) celebrou no dia 13 de novembro, a conclusão das atividades do “Projeto Literário: Leitura e Escrita” na Escola Municipal Ioládio Batista da Silva, no bairro São Bento.
A cerimônia marcou a entrega de cerca de 370 certificados para estudantes do 3º, 4º e 5º anos. O projeto, realizado em parceria entre a Biblioteca do Poder Judiciário e a Secretaria Municipal de Educação (SMEC), teve início em 14 de agosto e foi concluído em 13 de novembro. A iniciativa focou no estímulo à leitura e no aprimoramento da escrita entre alunos do ensino fundamental.
A programação do projeto incluiu atividades que exploraram a obra “Sítio do Pica-Pau Amarelo”, do escritor literário Monteiro Lobato. As aulas foram integradas às disciplinas de linguagens e artes, com o apoio dos professores da Ouvidoria e da escola.
A servidora da Ouvidoria-Geral do TJRR, Maria das Graças Santos Dias, que coordenou o projeto, ressaltou a importância da iniciativa no contexto atual.
“Esse é o objetivo do projeto: incentivar a leitura e escrita dos nossos alunos que atualmente estão muito voltados ao celular. Precisamos que os alunos intensifiquem suas leituras. Foi uma semente de incentivo à leitura. Para que os alunos que passaram pelo projeto criem o hábito da leitura.”
A gestora da Escola Ioládio Batista da Silva, Francisca Rosélia Alencar, destacou o impacto positivo do projeto para a escola.
“Esse projeto foi significativo para a escola, para as crianças, porque trouxe uma abordagem da leitura de forma diferente. Isso agregou, ajudando a criar formas diferentes de trabalhar na sala de aula, incentivando o gosto pela leitura.”
Texto: Maurício Fernandes / Estagiário de Jornalismo
Fotos: Nucri/TJRR
Nucri/TJRR - novembro/2024