A Ouvidoria Geral do Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR) inaugurou um novo posto de atendimento no Fórum Desembargador José Lourenço Furtado Portugal, localizado no município de Rorainópolis, no sul do estado. A inauguração ocorreu na terça-feira, 22 de outubro.
O juiz auxiliar da Ouvidoria Geral do TJRR, Eduardo Álvares de Carvalho, reafirmou o compromisso do Judiciário em escutar a população. "A Ouvidoria do Tribunal de Justiça de Roraima expandiu suas atividades para o interior do Estado, criando uma sede aqui na comarca de Rorainópolis, que poderá atender, além da população local, toda a região sul de Roraima", destacou.
O juiz titular da Segunda Vara Única da Comarca de Rorainópolis, Raimundo Anastácio Carvalho Dutra Filho, ressaltou a importância da recente inauguração do posto de atendimento da Ouvidoria Geral de Justiça na região.
"Este é mais um passo rumo à concretização de uma cultura de respeito e promoção de direitos. A iniciativa garante o direito de petição de qualquer cidadão junto à Ouvidoria Geral de Justiça do Estado de Roraima, ampliando o acesso à Justiça e fortalecendo o diálogo com a comunidade."
Gleicilene Silva, servidora da Ouvidoria na Comarca de Rorainópolis, destacou as melhorias trazidas pela aproximação dos serviços da Ouvidoria Geral do TJRR.
"Isso permite que a população exerça plenamente seus direitos, como opinar, reclamar, solicitar informações sobre seus processos e usufruir dos demais serviços oferecidos pela Ouvidoria, fortalecendo o vínculo entre o TJRR e a comunidade."
Durante a inauguração, estiveram presentes autoridades locais, incluindo o promotor de Justiça do Ministério Público de Roraima que atua em Rorainópolis, André Felipe Bagatin, além de uma comitiva do Judiciário da capital, composta pelo servidor da Ouvidoria do TJRR, Adilson Oliveira das Neves; a gestora do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos do TJRR, Ocimara Vasconcelos; o gestor dos Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania de Boa Vista, Ruy Lúcio; o servidor responsável pela formação de mediadores judiciais, Cristiano Oliveira; e o servidor e instrutor do Curso de Mediação, Shiromir Eda.
Texto: Eduardo Haleks - Jornalista
Fotos: Giovanni Reis - Fotógrafo
Outubro/2024 Nucri/TJRR