Com o objetivo de aprofundar o entendimento sobre as práticas de mediação e conciliação, o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) do Tribunal de Justiça de Roraima recebeu cerca de 50 alunos do curso de Direito da Faculdade Estácio da Amazônia, da disciplina de Métodos Adequados de Solução de Conflitos.
A visita técnica ocorreu no dia 11 de outubro, no Fórum Cível Sobral Pinto, e resultou de uma parceria entre o Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) do TJRR e a faculdade, buscando aproximar os alunos das práticas de mediação aplicadas no Judiciário.
Durante a visita, foi realizada uma oficina prática, na qual os alunos puderam acompanhar de perto o funcionamento do Cejusc e conhecer as metodologias de resolução de conflitos aplicadas pelos mediadores e colaboradores do Poder Judiciário.
O juiz coordenador do Cejusc do Poder Judiciário de Roraima, Eduardo Álvares de Carvalho, destacou a importância do projeto.
“Essa é uma oportunidade valiosa para os acadêmicos de Direito terem o primeiro contato com a mediação e conciliação. Oferecemos um minicurso prático, no qual nossos instrutores simulam casos reais, permitindo que eles compreendam a importância desse método. A solução consensual entre as partes será o futuro do Direito, e por isso essa experiência é tão relevante. Esse é um projeto antigo nosso, que tem se mostrado muito bem-sucedido.”
O professor de Direito da Estácio, Pedro Cerino, que acompanhou os alunos, também ressaltou os benefícios da visita.
"Essa é uma prática crescente na área jurídica. Trazer os acadêmicos para conhecer o Cejusc e a atuação do Poder Judiciário em Roraima, por meio da mediação judicial, proporciona uma experiência que vai além da teoria, dando-lhes mais prática e conhecimento. Isso enriquece o currículo e aumenta a capacidade desses futuros profissionais de utilizarem, de forma mais eficiente e eficaz, a autocomposição de conflitos, que é uma realidade em expansão no Direito."
Texto: Maurício Fernandes / Estagiário de Jornalismo
Fotos: Nucri/TJRR
Nucri/TJRR - outubro/2024