A servidora da Ouvidoria-Geral do Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR), Maria das Graças Santos Dias, conquistou o primeiro lugar na 2ª Edição do Prêmio Desembargadora Nayde Vasconcelos. O reconhecimento veio por meio do artigo: *"Um olhar contemporâneo: O acesso à Justiça dos imigrantes venezuelanos em Roraima e Amazonas."
A premiação foi promovida pela Escola Judicial do Tribunal de Justiça do Amazonas (EJUD/TJAM) no dia 02 de outubro. A honraria visa valorizar a produção científica de mulheres na área do Direito, e foi dividida em quatro categorias: "Acesso à Justiça, Gestão de Processos e Credibilidade Institucional", categoria na qual Maria ganhou; "Sistema de Justiça e Inovações Tecnológicas"; "Direito e Sustentabilidade"; e "Sistema de Justiça e Sociedade."
Maria das Graças destacou que essa conquista representa reconhecimento para sua carreira e para a pesquisa em Roraima.
“Foi uma honra ter sido classificada em primeiro lugar na categoria de artigos científicos. É o reconhecimento da pesquisa que venho realizando aqui no estado de Roraima. Sou aluna do mestrado em Prestação Judicial e Direitos Humanos da Universidade Federal do Tocantins, em parceria com a EJURR. E essa é uma temática que venho desenvolvendo.”
Ela também destacou a importância de expandir a presença feminina no ambiente acadêmico e na pesquisa científica, especialmente em áreas onde as mulheres ainda são minoria.
“Nesse contexto da premiação, é fundamental e necessário ampliar o espaço acadêmico da mulher pesquisadora para que ela tenha mais visibilidade e, ainda, estimular outras mulheres a participarem de premiações.”
O conteúdo do artigo enfatizou a colaboração entre os Tribunais de Justiça.
“No artigo, destaco o acesso à Justiça, os termos de cooperação que o Tribunal de Justiça do Estado de Roraima e o Tribunal de Justiça do Amazonas têm, na cooperação do Judiciário nesse processo de integração dos imigrantes venezuelanos na sociedade brasileira.”
Além da premiação na Escola Judicial do Tribunal de Justiça do Amazonas, Maria das Graças também foi classificada para o 13º Prêmio AMAERJ Patrícia Acioli de Direitos Humanos.
Sobre o Prêmio:
Iniciado em 2022, o Prêmio Desembargadora Nayde Vasconcelos tem como objetivo destacar e servir de estímulo à produção acadêmica de mulheres no Direito, reconhecendo a importância de suas pesquisas e seus impactos na sociedade.
Texto: Maurício Fernandes / Estagiário de Jornalismo
Fotos: EJUD/TJAM
Nucri/TJRR - outubro/2024