.

Ir para o Conteúdo  | Ir para o Menu  | Ir para o rodapé  | Ir para a Busca             Acessibilidade   | Intranet  |  SIC  |  Canal de Denúncia  | Ouvidoria   Botão do Instagram do Tribunal de Justiça de Roraima   Botão de acesso a rede social Facebook do TJRR   Botão de acesso ao canal de Youtube do TJRR   

Selos Prêmios TJRR       

Servidor do TJRR ministra oficina em Congresso Internacional de Direito

foto colorida de duas pessoas pousando para fotografia
 
O acesso à justiça e a inclusão digital por meio dos Pontos de Inclusão Digital (PIDs) foram debatidos durante o II Congresso Internacional de Direito, Políticas Públicas, Tecnologia e Internet, realizado entre os dias 27 e 30 de agosto. O assunto foi abordado pelo servidor do Tribunal de Justiça de Roraima, Lourilúcio Moura, que é acadêmico do Mestrado em Prestação Jurisdicional e Direitos Humanos - Turma Norte.
 
O evento foi promovido pela Faculdade de Direito de Franca, em São Paulo. Durante o congresso, o acadêmico ministrou a oficina "Atendimento eficaz nos Pontos de Inclusão Digital", abordando a adoção de tecnologias e estratégias capazes de promover uma melhor experiência do cidadão que busca atendimento em um dos Pontos de Inclusão Digital do Poder Judiciário.  
 
No Grupo de Trabalho "Acesso à Justiça, Inteligência Artificial e Tecnologias do Processo Judicial", o acadêmico apresentou em conjunto com seu orientador, professor doutor Valter Moura do Carmo, o resumo expandido intitulado "Pontos de Inclusão Digital e a Promoção do Acesso à Justiça". O estudo analisou a implementação dos Pontos de Inclusão Digital (PIDs) no Brasil, estabelecidos pela Resolução n.º 508/2023 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
 
A pesquisa comparou dados do relatório "Justiça em Números" com os dados atualizados do Painel Interativo disponibilizado pelo CNJ, revelando uma rápida adesão dos Tribunais brasileiros à iniciativa. Os pesquisadores destacaram que, embora os PIDs ampliem o alcance do judiciário, sua eficácia a longo prazo requer avaliação contínua.
 
O trabalho apresentado faz parte de uma pesquisa em andamento intitulada "Pontos de Inclusão Digital: Acesso à Justiça Igualitário, Efetivo e Célere", que investiga como a tecnologia pode democratizar o acesso ao sistema judiciário.  
 
O congresso teve o intuito de integrar e divulgar as pesquisas envolvendo Direito, Tecnologia e Internet e a análise das políticas públicas, nas linhas de pesquisa desenvolvidas em programas de mestrado e doutorado e o diálogo dos programas com a graduação, além da interlocução entre iniciativa privada, os setores públicos e com o terceiro setor. O evento foi realizado em formato híbrido. Parte da programação está disponível no canal oficial da FDF no YouTube. 
 
Texto: Ejurr
Foto: Ejurr
Setembro/2024 Ejurr/TJRR
 
 
 
Ícone WhastsApp Ícone Flickr TJRR Ícone Instagram TJRR  Ícone Facebook TJRR Ícone Linkedin TJRR Ícone Spotify TJRR Ícone TikTok TJRR Ícone Youtube TJRR

Palácio da Justiça - Desembargador Robério Nunes dos Anjos

Endereço: Praça do Centro Cívico, 296 - Centro - 69.301-380

Telefones:

3198-2800 - Palácio da Justiça
3198-4700 - Fórum Cível
3194-2699 - Fórum Criminal
3198-4900 - Prédio Administrativo
3621-5100 - Vara da Infância e Juventude

Logomarca do Tribunal de Justiça de Roraima

PLANTÕES DE ATENDIMENTO - SÁBADO, DOMINGOS E FERIADOS

Plantão Judicial 1ª Instância: ☎ (95) 98404 3085
Plantão Judicial 2ª Instância: ☎ (95) 98404 3123
Núcleo de Plantão Judicial e Audiência de Custódia: ☎ (95) 98404 3085
Plantão Vara da Justiça Itinerante: ☎ (95) 98404 3086

 

Ícone Mapa do Site     Banner Radar da Transparência Pública

.
Acessibilidade Visual
Contraste
Aumentar Fonte
Diminuir Fonte