.

Ir para o Conteúdo  | Ir para o Menu  | Ir para o rodapé  | Ir para a Busca             Acessibilidade   | Intranet  |  SIC  |  Canal de Denúncia  | Ouvidoria   Botão do Instagram do Tribunal de Justiça de Roraima   Botão de acesso a rede social Facebook do TJRR   Botão de acesso ao canal de Youtube do TJRR   

Selos Prêmios TJRR       

Projeto SocioeducaCine do TJRR estreia primeira sessão de filme no CSE

foto colorida tirada por traz mostrando jovens do CSE direcionados ao slide que está escrito "socioeducacine"
 
O projeto SocioeducaCine, idealizado pela Coordenadoria da Infância e Juventude do Tribunal de Justiça de Roraima (CIJ/TJRR), estreou sua primeira sessão no Centro Socioeducativo Homero de Souza Cruz Filho (CSE), nesta sexta-feira, 06. 
 
A iniciativa, feita em parceria com o Projeto Leitura Abre Portas, busca utilizar o cinema como ferramenta de educação, explorando temas relevantes e incentivando o pensamento crítico e reflexões para os jovens e adolescentes que cumprem medidas socioeducativas. 
 
Segundo o assessor técnico da CIJ/TJRR, Josué Teles, o projeto destaca a importância do cinema como ferramenta de transformação social, além de ser um momento de descontração. 
 
“A ideia é que esse projeto traga a cada 15 dias, tanto aqui no CSE como na semiliberdade em paralelo, filmes e debates a partir desses filmes, uma reflexão a partir de temáticas importantes que possam contribuir com o cumprimento da medida”. 
 
A programação contou com falas das equipes técnicas e pedagógicas, e a exibição do filme "Escritores da Liberdade", que abordou temas como superação, educação e a importância de acreditar no potencial de cada jovem. 
 
 
O projeto é baseado na Diretriz Nacional de Fomento à Cultura no Socioeducativo, um guia do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para incentivar o desenvolvimento de uma consciência crítica e o exercício do direito à participação juvenil, como afirma o coordenador estadual do programa Fazendo Justiça do CNJ/PNUD, Alisson Messias.
 
“O SocioeducaCine é um espaço importante para a gente pensar o debate e a reflexão com esses adolescentes e utilizar de estratégias para além do debate, para poder fomentar a cultura dentro do socioeducativo. Essa ação está alinhada à Diretriz Nacional de Fomento à Cultura, que é uma diretriz do CNJ para pautar a cultura dentro do socioeducativo e o CNJ apoia essas ações através de resoluções, guias. É importante que esse espaço seja construído com os adolescentes como está sendo essa ação da coordenadoria da infância e juventude”
 
Após a exibição do filme ocorreu uma roda de conversa mediada pelas equipes técnica, pedagógica e cultural, promovendo uma discussão sobre os temas abordados no filme e como eles se relacionam com a realidade dos adolescentes presentes.
 
A integrante do programa Leitura Abre Portas do TJRR, Madrice Cunha, bibliotecária do Tribunal de Justiça, reforça a importância do projeto no sistema socioeducativo.
 
“O projeto é importante para que os adolescentes possam refletir sobre as histórias, às vezes eles podem se identificar, e a partir daí fazer reflexões; vai ter grupo de conversas entre eles após cada filme, e eu acredito que vai ser muito importante para que eles possam tentar pensar no futuro, como um futuro progressor, um futuro brilhante”.
 
SocioeducaCine
 
O SocioeducaCine é um projeto voltado para os adolescentes que se encontram no Sistema Socioeducativo de Roraima. A partir da exibição de filmes de caráter educativo e reflexivo, será incentivado o debate sobre os temas apresentados. Além de proporcionar um momento de lazer aos adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa, pretende-se gerar reflexão sobre temáticas relevantes a esses jovens, causando possível impacto sobre suas visões de mundo e de sociedade.
 
Leitura Abre Portas 
 
O projeto Leitura Abre Portas é uma parceria entre o Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário (GMF), a Coordenadoria da Infância e Juventude (CIJ), a Biblioteca Judiciária e o programa Justiça Comunitária, juntamente com o Centro Socioeducativo Homero de Souza Cruz Filho (CSE), e busca fomentar o acesso à leitura aos adolescentes que cumprem medidas socioeducativas em Roraima.
 
 
Ícone WhastsApp Ícone Flickr TJRR Ícone Instagram TJRR  Ícone Facebook TJRR Ícone Linkedin TJRR Ícone Spotify TJRR Ícone TikTok TJRR Ícone Youtube TJRR

Palácio da Justiça - Desembargador Robério Nunes dos Anjos

Endereço: Praça do Centro Cívico, 296 - Centro - 69.301-380

Telefones:

3198-2800 - Palácio da Justiça
3198-4700 - Fórum Cível
3194-2699 - Fórum Criminal
3198-4900 - Prédio Administrativo
3621-5100 - Vara da Infância e Juventude

Logomarca do Tribunal de Justiça de Roraima

PLANTÕES DE ATENDIMENTO - SÁBADO, DOMINGOS E FERIADOS

Plantão Judicial 1ª Instância: ☎ (95) 98404 3085
Plantão Judicial 2ª Instância: ☎ (95) 98404 3123
Núcleo de Plantão Judicial e Audiência de Custódia: ☎ (95) 98404 3085
Plantão Vara da Justiça Itinerante: ☎ (95) 98404 3086

 

Ícone Mapa do Site     Banner Radar da Transparência Pública

.
Acessibilidade Visual
Contraste
Aumentar Fonte
Diminuir Fonte