Com o objetivo de promover o hábito da leitura e desenvolver habilidades de escrita desde a infância, a Ouvidoria-Geral do Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR), em parceria com a Biblioteca do Poder Judiciário e a Secretaria Municipal de Educação- SMEC, lançou na sexta-feira (9) o “Projeto Literário: Leitura e Escrita”, voltado para alunos do ensino fundamental da Escola Municipal Ioládio Batista, localizada no bairro São Bento.
Ao integrar a Ouvidoria com a biblioteca, o projeto cria um espaço acessível e inclusivo onde as crianças podem aprender sobre seus direitos de maneira lúdica e educativa, contribuindo para uma cultura de respeito e cidadania. O desembargador e Ouvidor do TJRR, Erick Linhares, destaca a importância da iniciativa.
"O Projeto Leitura e Escrita da Ouvidoria Geral de Justiça, em parceria com a biblioteca e o Município de Boa Vista, é uma iniciativa crucial para fortalecer a educação em direitos e cidadania desde a primeira infância. Como Ouvidor, ressalto que essa colaboração facilita o acesso à informação e promove a conscientização sobre os direitos e deveres fundamentais para uma sociedade justa e democrática."
O juiz cooperador da Ouvidoria-Geral de Justiça de Roraima, Eduardo Álvares de Carvalho, também ressaltou a importância do projeto:
“O projeto estimula as crianças no ensino fundamental a mergulharem no mundo da leitura, melhorando a sua escrita.”
O projeto será desenvolvido quinzenalmente com as turmas do 4º e 5º anos e inclui, na programação, o compartilhamento da biografia de um dos maiores escritores da literatura infantil, Monteiro Lobato, além de sua obra “Sítio do Pica-Pau Amarelo”, permitindo o diálogo e a interpretação textual.
A temática desenvolvida para o público infantil foi escolhida a partir da observação da crescente inserção das crianças no mundo digital, como explica a coordenadora do “Projeto Literário: Leitura e Escrita”, servidora Maria das Graças Santos Dias:
“Esse projeto nasceu de uma observação que eu venho fazendo na sociedade. Atualmente, as crianças estão usando muito o celular e deixando à parte a questão da escrita. Então eu pensei nesse sentido, no objetivo de estimular a leitura e a escrita das crianças do ensino fundamental.”
As atividades serão realizadas até novembro, com uma carga horária de 1 hora durante as aulas de linguagens e artes. Professores da Ouvidoria do Tribunal de Justiça trabalharão em conjunto com os educadores da Escola Municipal Ioládio Batista.
Rosélia Alencar, gestora da escola, acredita que o projeto trará experiências valiosas para os alunos: “Esse trabalho vai ser realizado em conjunto com os professores de sala, agregando mais atividades, mais experiências para alimentar e acrescentar nesse projeto que já é maravilhoso.”
Projeto Literário: Leitura e Escrita
O projeto é uma iniciativa da Ouvidoria-Geral do Tribunal de Justiça em parceria com a Biblioteca do Poder Judiciário e a Secretaria Municipal de Educação-SMEC. A primeira edição ocorre na Escola Municipal Ioládio Batista e, após a conclusão, os alunos receberão certificados.
Texto:* Emily Soares - Estagiária de Jornalismo
Agosto/2024
Nucri/TJRR