O Tribunal de Justiça de Roraima, por meio da Escola Judicial de Roraima e do Gabinete Militar do Poder Judiciário, realiza o curso "Treinamento de Brigadistas: Prevenção e Combate a Incêndios - Nível Intermediário" durante o mês de julho. O treinamento é coordenado por uma guarnição do Corpo de Bombeiros Militar de Roraima que atua no TJRR.
O curso visa capacitar os servidores para a prevenção e combate a incêndios, primeiros socorros e abandono de área, com o objetivo de proteger vidas e patrimônios e reduzir os danos ao meio ambiente até a chegada de socorro especializado.
O capitão bombeiro militar Ricardo Fernandes ressaltou a importância do curso para a segurança dos servidores:
“É um curso que tem como objetivo principal, além de atender uma obrigação da lei [Lei Complementar Nº. 82, de 17 de dezembro de 2004], preparar servidores para realizar atividades de combate e prevenção a incêndios no prédio no qual eles estão lotados”.
Coordenado academicamente por Tatiana Saldanha de Oliveira e pedagogicamente por Geanni Pereira Monteiro, o curso está sendo ofertado nas modalidades presencial e EAD síncrono. As aulas ocorrerão de 1º de julho a 31 de julho de 2024.
O conteúdo teórico inclui tópicos como teoria do fogo, propagação de incêndios, classes de incêndio, métodos de extinção e equipamentos de proteção individual. A parte prática aborda o reconhecimento de classes de incêndio, operação de equipamentos de combate e técnicas de reanimação cardiopulmonar (RCP).
As aulas práticas serão realizadas em várias localidades, incluindo o Palácio da Justiça, Fórum Cível e Criminal, Sede Administrativa e comarcas de São Luís, Rorainópolis, Caracaraí, Mucajaí e Alto Alegre. No total, são oferecidas 145 vagas, distribuídas conforme a capacidade de cada local.
Texto: Beatriz Evangelista/Repórter
Fotos: Nucri/TJRR
Nucri/TJRR – Julho/2024