Foto: Ejurr
No dia 22 de novembro, o Tribunal de Justiça de Roraima promoveu ações educativas no município de Rorainópolis. Foram realizadas as palestras “Racismo no ambiente de trabalho” por meio da Ejurr e “Violência Doméstica” com a equipe da Cevid. As ações tiveram apoio da UERR e da Comarca de Rorainópolis.
As atividades gratuitas fizeram parte da programação do Seminário Integrador e Práticas Interdisciplinares de Extensão promovido pela Universidade Estadual de Roraima, tendo a proposta de oferecer palestras, mesas-redondas e painéis no período de 20 e 24 de novembro.
Com o tema “Racismo no ambiente de trabalho”, a Escola Judicial de Roraima promoveu em Rorainópolis durante a programação, a palestra com a formadora Luciana Santos, mestre em Direito e Constitucionalismo pela UFAM.
O evento foi em alusão ao mês da consciência negra e teve o objetivo de proporcionar uma oportunidade de aprendizado e diálogo entre magistrados, servidores do Judiciário, estudantes de Direito, representantes da sociedade civil e da comunidade em geral que vivem no município de Rorainópolis, na região Sul do estado.
O juiz da 2ª titularidade da Comarca de Rorainópolis, Raimundo Anastácio, participou do evento e ressaltou a importância do tema. Também estiveram presentes, o diretor da UERR, campus Rorainópolis, Everaldo Barreto; e o coordenador do seminário, Ozires Guimarães.
A palestrante Luciana dos Santos Silva é mestre em Constitucionalismo e Direitos na Amazônia pela Universidade Federal do Amazonas(UFAM), e integrante do Grupo de Pesquisa Direito e Realidade Brasileira (Universidade Federal de Uberlândia) e do Grupo de Estudos do Sistema Interamericano de Direitos Humanos (Gesidh).
Justiça pela Paz em casa
Durante a programação do seminário, foi ministrada a palestra Violência Doméstica pela equipe da Coordenadoria de Violência Doméstica do Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR). Participaram da ação, a psicóloga Rayssa Lemos e a assistente social, Márcia Kelly Vasconcelos. As servidoras apresentaram conceitos e informações importantes relacionadas à violência doméstica e seu respectivo combate, além de dados sobre os atendimentos realizados pela Coordenadoria e canais de denúncia.
A palestra fez parte da programação da 25ª Semana da Justiça pela Paz em Casa, que tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância de combater a violência doméstica contra a mulher. A última edição do ano da Semana Pela Paz em Casa ocorre em alusão ao “Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra a Mulher”, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU).
Fonte: EJURR