Fotos: TJRR
A Ouvidoria-Geral do Tribunal de Justiça de Roraima, por meio do Setor de Atendimento à Mulher (SAM), esteve presente no II Encontro do Colégio de Ouvidorias Judiciais das Mulheres (COJUM), ocorrido entre os dias 22 e 24 de novembro no Tribunal de Justiça de Santa Catarina, em Florianópolis.
As servidoras Laura Cabral e Maria das Graças Dias representaram a instituição, compartilhando iniciativas pioneiras no apoio às vítimas de violência.
O encontro, que reuniu 65 ouvidorias de todo o país, teve como foco a troca de experiências e o aprimoramento no atendimento às mulheres vítimas de violência.
Durante o evento, seis ouvidorias destacaram-se ao expor suas práticas.
Laura Cabral, chefe interina do SAM, apresentou quatro ações de relevância desenvolvidas durante a gestão atual da Ouvidoria:
Palestras educativas com foco na juventude: Foram realizadas em escolas públicas e comunidades indígenas, utilizando linguagem acessível e distribuição de material informativo sobre violência no namoro.
Workshop sobre Violência contra a Mulher: O evento, que contou com a participação de várias autoridades no assunto, alcançou lotação máxima e gerou discussões produtivas.
Blitz do SAM: A equipe da Ouvidoria promoveu interações diretas com o público feminino do TJRR, disseminando conhecimento sobre assédio, discriminação e violências.
Rodas de conversa “Cá entre nós”: Iniciativa dirigida ao público masculino do TJRR, incluindo servidores e estagiários, visando promover a reflexão sobre a prevenção do assédio e da violência doméstica.
As ações tiveram como objetivo motivar os homens a refletir sobre comportamentos que possam evitar um ambiente de assédio ou até mesmo de violência doméstica, além de incentivá-los a serem protagonistas no combate a esses crimes. “Ou seja, torná-los agentes transformadores nas políticas de combate à violência, em especial à violência doméstica, multiplicando esses conhecimentos por todos os lugares, dentro e fora do Tribunal”, reforçou a servidora e chefe do SAM, Laura Cabral.