Você identifica a pessoa com Deficiência Auditiva (DA) se ela usa aparelhos nos ouvidos, se se inclina para frente para ouvir, se coloca a mão em concha na orelha ou se fala algo como: “o quê?”, “como?”, “não entendi”, “pode repetir?”.
A pessoa com deficiência auditiva possuem raciocínio, visão e outros sentidos preservados, como qualquer pessoa.
Pessoas com DA leem os lábios, então ao falar, esteja de frente para a pessoa, fale normal, com boa dicção, mantendo contato visual. Mude frases não compreendidas em vez de repeti-las, já que o deficiente auditivo pode compreender melhor outras palavras.
Nem todo surdo usa Libras, mas se houver um intérprete de Libras, dirija-se sempre ao surdo e não ao intérprete.
Em locais de recepção ao publico, deve haver pelo menos uma pessoa que se comunique em LIBRAS, balcão baixo livre de barreiras físicas, uma tela virada para o público, avisos com desenhos e textos, disponibilidade de número de whatsapp, atendentes capacitadas para atender DA e outras deficiências.
Há muita diversidade na surdez, que precisa ser respeitada. Existem surdos oralizados, surdos sinalizantes e surdos bilíngues. Os oralizados usam o português como língua escrita e falada, sinalizantes usam Libras, bilíngues usas as duas linguagens. Acessibilidade para sinalizantes é a Libras, mas para oralizados são legendas, leitura labial, aparelhos auditivos, implantes cocleares e tecnologias assistivas que transformam áudio em texto, que usem vibração ou cores/luzes.
Se você quer falar com a pessoa DA, chame sua atenção, seja sinalizando com a mão ou tocando no seu braço. Enquanto estiverem conversando, mantenha contato visual. Se você olhar para outro lado enquanto está conversando o deficiente auditivo pode pensar que a conversa terminou.
Nem sempre a pessoa DA tem uma boa dicção (“sotaque de surdo”). Se você tiver dificuldades para entender o que ela fala, peça que repita. Se ainda não entender, peça-lhe para escrever em papel ou digitar no celular (bloco de notas) ou num aplicativo de celular (whatsapp). O que interessa é se comunicar com a pessoa surda. O método não é o que importa.
Se forem ver um filme em casa, providencie no menu do DVD para aparecer as legendas visíveis (OC - Opened Caption) do filme. Se for na TV, acione no controle remoto a legenda oculta (CC - Closed Caption). Se for ao cinema, escolha um filme legendado (reclame com o gerente se o cinema não oferecer isso).
Não jogue culpa na pessoa DA pela frustração na comunicação dizendo "você não está entendendo", "você não ouviu direito", pois a isso significa que você falhou em comunicar. Acima de tudo seja empático e sempre pergunte como pode se comunicar com a pessoa DA.
Respeite, conviva, aprenda, auxilie, enfim, trate-as como você gostaria de ser tratado.
Artigo por: Aldair Ribeiro dos Santos
Tecnico Judiciário