Fotos: Nucri/TJRR
Uma semana recheada de ações voltadas para discutir a cultura de inovação no Poder Judiciário, com a realização de palestras, mesas redondas, workshops e inaugurações. Durante os dias 16 a 20 de outubro, o Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR) promoveu a 2ª Edição da Semana de Inovação, que contou com mais de 400 participações dentre magistrados, servidores e público externo.
A semana de Inovação foi idealizada pelo Núcleo de Projeto e Inovação (NPI), e começou com a realização do Workshop Kanban com Lego, ministrado pela gestora titular da Assessoria de Escritório de Projetos de Tecnologia da Informação do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT).
Na terça-feira (17) ocorreu a abertura da 2ª Edição da Semana de Inovação, no auditório do Fórum Advogado Sobral Pinto, e contou com a Palestra Magna: A Justiça do Futuro, ministrada pelo desembargador Pedro Valls, do TJ do Espírito Santo, além da mesa redonda: Transformação Digital no Poder Judiciário, com a participação do juiz auxiliar da presidência Esdras Silva Benchimol, o juiz titular da 1ª Vara Criminal, Cleber Gonçalves, o juiz Thiago Russi, o secretário de Tecnologia da Informação Tiago Lobo, e o executivo da Gartner do Amazonas, Rodrigo Camelo de Oliveira.
Durante a cerimônia, o presidente do Tribunal de Justiça de Roraima, desembargador Jésus Nascimento, destacou a busca do Judiciário por meios que facilitem a atuação da Corte de Justiça em prol da sociedade.
"Essa semana é voltada para intensificar estudos, conversas sob forma de inovar o Poder Judiciário, cada vez mais informatizar, trazendo a tecnologia para os nossos jurisdicionados. Estamos sempre pensando em meios e ferramentas para solucionar os litígios de maneira mais célere e justa".
O ponto alto do evento foi a premiação dos vencedores do Prêmio de Inovação do TJRR 2023, que reconhece as melhores práticas de inovação no âmbito do Judiciário de Roraima. Na categoria Ideia Estruturada, o projeto AUTOMAJUS ficou em 1º lugar, e na categoria Iniciativa o projeto ALVITRE, conquistou a melhor pontuação entre os inscritos.
O 2º Prêmio de Inovação premiou também os melhores entre as duas categorias, conquistando o primeiro, segundo e terceiro lugar os projetos, Automajus, Alvitre e Investidor Anjo, respectivamente.
O juiz auxiliar da presidência Esdras Silva Benchimol, ressaltou a importância de se debater e discutir como aperfeiçoar o serviço prestado pelo judiciário.
“Essa foi uma semana que contou com várias atividades para os nossos juízes e servidores e para nossa sociedade a respeito de como podemos ainda mais aperfeiçoar o nosso trabalho em pequenas coisas, em pequenos atos, mudando a forma como nós trabalhamos, buscando novas soluções, tentando e experimentando”.
A Coordenadora do Núcleo de Projetos e Inovação, Janaine Voltolini, afirmou a felicidade com o sucesso do evento.
“A Semana de Inovação superou completamente nossas expectativas. A semana foi cheia de aprendizado, compartilhamento de informações e esperamos também que de inspirações a todos que participaram. E isso nos mostra que estamos no caminho certo na missão de difundir a cultura de inovação no Tribunal de Justiça de Roraima. A semana se encerra com uma sensação de dever cumprido e ansiosos pelo que virá ano que vem.”
Na quarta-feira (18), os debates sobre inovação no judiciário foram voltados para o meio ambiente, com a palestra da juíza federal substituta da Justiça Federal do Rio Grande do Sul (JFRS), Rafaela Santos Rosa, com a palestra: Inovação e Mudanças Climáticas: o papel do Poder Judiciário.
“Eu parabenizo a equipe do Tribunal, que em uma agenda de inovação trouxe um espaço, um momento de fala para um tema que não necessariamente, mas está vinculado às iniciativas de inovação, que é mudanças climáticas. Falar em mudanças climáticas é uma pauta da nossa gestão e eu acredito que o TJRR vai internalizar cada vez mais a questão do enfrentamento das mudanças climáticas, então externalizo aqui mais suma vez minha gratidão e os meus parabéns”.
Workshops e inaugurações marcaram o Fórum Criminal, na quinta-feira. Agora o Núcleo de Plantão e Audiência de Custódia (Nupac) possui uma unidade para atender a população, e a Central de Mandados possui uma nova unidade, a Central Eletrônica de Mandados, que distribui, de maneira remota, penhoras, buscas e apreensões, reintegrações de posse e demais medidas, eletronicamente.
Ainda na quinta (19) e na sexta-feira (20), ocorreu a palestra: Grandes perrengues, pequenas vitórias: insights nada convencionais para inovar no poder judiciário, com o juiz do TJ Pernambuco, José Faustino; e o curso: Design Thinking aplicado à resolução de desafios do Poder Judiciário com os juízes José Faustino (TJPE) e Jeremias Cássio Carneiro de Melo do TJ Paraíba.
Vale destacar que os eventos dos dias 17, 18 e 19 de outubro contaram com a acessibilidade em Língua Brasileira de Sinais, promoveu também inclusão e acessibilidade no âmbito do Poder Judiciário.