.

Ir para o Conteúdo  | Ir para o Menu  | Ir para o rodapé  | Ir para a Busca             Acessibilidade   | Intranet  |  SIC  |  Canal de Denúncia  | Ouvidoria   Botão do Instagram do Tribunal de Justiça de Roraima   Botão de acesso a rede social Facebook do TJRR   Botão de acesso ao canal de Youtube do TJRR   

Selos Prêmios TJRR       

COMBATE E CONSCIENTIZAÇÃO - Coordenadoria de Violência Doméstica do TJRR realiza ações em comunidades rurais e indígenas

Fotos: Nucri TJRR  
:  foto colorida na horizontal mostrando um pequeno grupo de mulheres  da comunidades sentadas em em um banco de madeira atentas às explicações de três mulheres, em pé, da Coordenadoria de Violência Doméstica do Tribunal de Justiça de Roraima.
 
A Coordenadoria de Violência Doméstica do Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR), em parceria com a Vara da Justiça Itinerante, realizou entre os dias 25 e 29 de setembro de 2023, visitas técnicas a quatro comunidades rurais e indígenas do estado localizadas no município de Uiramutã. O objetivo foi avaliar as condições e desafios enfrentados por essas comunidades em relação à violência doméstica. 
 
 foto colorida tirada por drone da parte de cima da comunidade indigena. Na área mostra uma comunidade composta por malocas e barracões, há também estacionados perto da roda de conversa nove carros da  A Coordenadoria de Violência Doméstica do Tribunal de Justiça de Roraima
 
Os trabalhos foram conduzidos por uma equipe multidisciplinar da Coordenadoria de Violência Doméstica, composta pela assistente social, Elzania Santos, a psicóloga Fabiana Lima, na área administrativa, a servidora Natália Menezes, e jurídica, Daison Cândido. Foram realizadas  rodas de conversa, capacitações para agentes de saúde e instalação de painéis informativos, nas comunidades de Maracanã I, Morro, Maturuca e Enseada.
 
oto colorida na horizontal mostrando os serviços a Coordenadoria de Violência Doméstica do Tribunal de Justiça de Roraima em um polo na comunidade com várias habitantes locais esperando serem atendidos.
 
A coordenadora estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Tribunal de Justiça de Roraima, juíza Suelen Alves, destaca a necessidade de ações como estas. 
 

“Que na atuação frente à coordenadoria verificamos a necessidade de levar informação para as comunidades mais afastadas e aproveitamos a estrutura e apoio da Vara da Justiça Itinerante para realizar essa importante ação que visa fomentar a garantia dos direitos humanos das mulheres”.

 
foto colorida na horizontal mostrando um pequeno grupo de comunidades sentadas no chão formando uma roda de conversa. Todos estão atentos às explicações de uma colaboradora da Coordenadoria de Violência Doméstica do Tribunal de Justiça de Roraima.
 
Segundo a assessora técnica da área de Psicologia, Fabiana Lima, os resultados das visitas indicam a necessidade de continuar investindo em ações de conscientização e prevenção, bem como de fortalecer as redes de apoio às vítimas.
 
:  foto colorida na horizontal mostrando moradores da comunidades sentados em cadeiras de estudos azul enfileirados logo atrás a uma equipe da Coordenadoria de Violência Doméstica do Tribunal de Justiça de Roraima
 
"A violência doméstica é um problema sério que afeta mulheres de todas as origens e classes sociais. É importante que continuemos trabalhando para conscientizar as pessoas sobre esse problema e oferecer apoio às vítimas”, afirmou. 
O assessor técnico da área jurídica, Daison Cândido,  afirma que a continuidade dos trabalhos é fundamental pois permitem compreender melhor a realidade da problema nessas áreas. 
 
"As visitas técnicas foram um importante passo para entendermos melhor a realidade da violência doméstica em zonas rurais e áreas indígenas. Os resultados nos ajudarão a desenvolver ações mais eficazes para combater esse problema."
 
Os temas discutidos como base para as orientações foram: promoção da igualdade de gênero e respeito pelos direitos humanos nas regiões rurais e territórios indígenas; sensibilização da comunidade e fornecimento de recursos para prevenir e denunciar casos de violência doméstica; estabelecimento de parcerias e redes de apoio com líderes comunitários, organizações locais e autoridades competentes.
 
Ícone WhastsApp Ícone Flickr TJRR Ícone Instagram TJRR  Ícone Facebook TJRR Ícone Linkedin TJRR Ícone Spotify TJRR Ícone TikTok TJRR Ícone Youtube TJRR

Palácio da Justiça - Desembargador Robério Nunes dos Anjos

Endereço: Praça do Centro Cívico, 296 - Centro - 69.301-380

Telefones:

3198-2800 - Palácio da Justiça
3198-4700 - Fórum Cível
3194-2699 - Fórum Criminal
3198-4900 - Prédio Administrativo
3621-5100 - Vara da Infância e Juventude

Logomarca do Tribunal de Justiça de Roraima

PLANTÕES DE ATENDIMENTO - SÁBADO, DOMINGOS E FERIADOS

Plantão Judicial 1ª Instância: ☎ (95) 98404 3085
Plantão Judicial 2ª Instância: ☎ (95) 98404 3123
Núcleo de Plantão Judicial e Audiência de Custódia: ☎ (95) 98404 3085
Plantão Vara da Justiça Itinerante: ☎ (95) 98404 3086

 

Ícone Mapa do Site     Banner Radar da Transparência Pública

.
Acessibilidade Visual
Contraste
Aumentar Fonte
Diminuir Fonte