Fotos: Nucri/TJRR
Em alusão ao Dia Internacional da Língua Brasileira de Sinais, (Libras) em 23 de setembro, e ao Dia Nacional do Surdo, comemorado em 26 de setembro, o Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR) realizou a terceira edição do "Universo Libras". As ações foram coordenadas pela Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão (CPAI), presidida pela desembargadora Tânia Vasconcelos.
O evento contou com a parceria da Escola Judicial de Roraima (Ejurr) e da Associação dos Tradutores, Intérpretes e Guia-Intérpretes de Línguas de Sinais do Estado de Roraima (Assotils).
Toda programação foi transmitida ao vivo pelo Canal do TJRR no YouTube, permitindo que pessoas de todo o país se juntassem a as discussões. Segundo o intérprete de libras Thiago Viana, além de promover conhecimento acerca da Linguagem Brasileira de Sinais, a proposta também foi mostrar os avanços dos serviços do Judiciário ao longo dos anos para a comunidade surda.
“O Judiciário vem inovando ano após ano no quesito acessibilidade, e o “Universo Libras III” busca justamente dar visibilidade a essas ações, além é claro, de mostrar o que é esse universo tão interessante”, completou o intérprete.
O evento foi realizado na sexta-feira, 29, e segundo os organizadores, buscou desmistificar a Língua Brasileira de Sinais e promover a inclusão da comunidade surda.
Participaram da roda de conversa, quatro intérpretes credenciados junto ao TJRR: Maycon Kennedy Barbosa Moleta, Thiago Viana de Souza, Laís Priscila Almeida de Jesus e Joelma Lima Queiroz. Durante o evento, eles compartilharam conhecimentos sobre Libras e discutiram a importância da linguagem de sinais na comunicação com a comunidade surda.
O conteúdo completo pode ser conferido no link: https://www.youtube.com/watch?v=u-ZNVKE1ZUU.