Fotos: Nucri/TJRR
Por dez dias, a Vara da Justiça Itinerante esteve na região do Baixo Rio Branco, levando atendimento jurisdicional às comunidades ribeirinhas dos municípios de Rorainópolis e Caracaraí, na divisa com o estado do Amazonas, durante os dias 2 a 12 de setembro/23.
Durante a jornada, foram realizados mais de mil atendimentos, destes, 108 foram realizados pela Vara da Justiça Itinerante, 250 pelo Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR), 165 pela Defensoria Pública do Estado (DPE-RR), 255 pelo Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região, 105 foram de emissão do Cadastro de Pessoa Física (CPF) e 249 Carteira de identidade.
Foram ofertados serviços como guarda e responsabilidade de menor, declaração de união estável, pensão alimentícia, exoneração de alimentos, revisional de alimentos, conversão de separação em divórcio, dissolução de sociedade, ação de cobrança e reconhecimento de paternidade e maternidade, carteira de identidade, título de eleitor, registros de nascimento e casamento, além de orientações sobre o direito do trabalhador, expedição da carteira de trabalho digital, informações sobre abono salarial, auxílio acidente, entre outros.
A juíza titular da Justiça Itinerante Graciete Sotto Mayor ressaltou o trabalho desenvolvido pelo Poder Judiciário ao levar para o baixo Rio Branco cidadania para a população.
“A justiça itinerante no Baixo Rio Branco é um barco de cidadania e solidariedade aos nossos irmãos ribeirinhos, afinal nossa missão é levar cidadania aos jurisdicionados, superando as distâncias e as dificuldades, pois cidadania é um direito de todos”.
Os serviços do judiciário e parceiro foram levados às comunidades Floresta, Samaúma, Itaquera e Xixuau, Remanso, Dona Cota, Panacarica, Caicubi, Cachoeirinha, Canauani, Lago Grande, Terra Preta, Sacaí, Santa Maria do Boiaçu e Santa Maria Velha.
A população ribeirinha recebeu donativos arrecadados pelo Poder Judiciário de quase uma tonelada de materiais entre roupas, sapatos, brinquedos, material escolar e alimentos não perecíveis.
A viagem contou ainda com a presença da juíza do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, Admara Falante Schneider, como juíza colaboradora da viagem.