O encontro nacional ocorreu de 01 à 03 de agosto, de forma online com todas as Comissões Permanentes de Avaliação Documental do Poder Judiciário.
Foto: TJRR
Com intuito de estruturar a implementação de inovação e compartilhar as boas práticas da Gestão Documental do Poder Judiciário, o Tribunal de Justiça de Roraima, por meio da Subsecretaria de Gestão Documental e do Laboratório Inovajurr, participaram de 01 à 03 de agosto, do evento nacional “Gestão Documental: Rede CPADs (Comissão Permanente de Avaliação Documental) do Poder Judiciário na Trilha da Inovação”.
A ação ocorreu de forma online e foi promovida pela Comissão Permanente de Gestão Documental e de Memória do Poder Judiciário, responsável pela implementação do Programa Nacional de Gestão Documental e Memória do Poder Judiciário (Proname).
Segundo a coordenadora da Comissão Permanente de Avaliação Documental do Tribunal de Justiça de Roraima (CPAD/TJRR), Lorrane Costa, a ação frisa a importância da Gestão Documental para a história do Judiciário.
“O evento se tornou um marco histórico para o Poder Judiciário, onde foi possível conscientizar os seus participantes sobre a necessidade de situar essa temática sob o prisma constitucional e dos direitos fundamentais, pois ainda subsiste desconhecimento sobre a matéria e o relevante papel das unidades de Gestão Documental como guardiães de rico patrimônio histórico, que contém múltiplas fontes de pesquisa a variados ramos da ciência”, disse.
Durante o encontro, ocorreu a realização de oficinas voltadas à resolução dos problemas práticos, comuns à gestão documental e da memória no Poder Judiciário, como os exercícios de classificação, seleção, organização e armazenamento de informações. A atividade ocorreu nos temas: Gestão documental em processos físicos; avaliação e seleção antecipadas de processos digitalizados; gestão documental em processos digitais; e uso de inteligência artificial (IA) e business intelligence (BI) no apoio às funções de gestão documental.
Outro ponto marcante do encontro, foi a formação oficial da Rede de Comissões Permanentes de Avaliação Documental do Poder Judiciário (Rede Cpad-PJBR), a fim de estimular o intercâmbio de experiências e a maior qualidade da prestação de serviço, além da divulgação das boas práticas dos Tribunais de Justiça de todo o país.