O magistrado falou sobre estudo e mercado de trabalho
Foto: Ejurr
A Ejurr realizou a segunda edição do Programa “A Escola vai à escola” em 2023. Desta vez, o enfoque foi a importância do estudo e do conhecimento nos dias atuais. O juiz da infância e juventude do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP), Paulo Roberto Fadigas ministrou a palestra “O futuro e o mercado de trabalho” na Escola Estadual Luiz Rittler Brito de Lucena, no bairro Nova Cidade, na manhã de quinta-feira, 15 de junho.
Ao todo, 50 alunos das turmas de 8º e 9º ano com idades entre 13 e 15 anos acompanharam a palestra. Entre os assuntos em destaque, a importância do conhecimento frente ao avanço da tecnologia, as exigências do mercado de trabalho, a necessidade do estudo de outro idioma, além das experiências pessoais e profissionais vividas pelo magistrado no Brasil e em outros países.
Durante a palestra, os alunos puderam interagir e fazer perguntas. O estudante Davi Lucas gostou das experiências compartilhadas pelo juiz Paulo Fadigas.
“A palestra foi muito boa. A mensagem dele é que temos que ter na nossa mente nossos sonhos e nossos objetivos”.
Para a gestora da escola, Angela Maria Leite, a parceria com a Ejurr agregou novas experiências e oportunidades na comunidade escolar. De acordo com ela, muitos alunos já experimentam o desafio de inserção no mercado de trabalho.
“A palestra é importante para conscientizar os alunos sobre a importância do estudo. Hoje eu tenho um quantitativo de alunos que atua como jovem aprendiz, mas sabemos que em muitos lugares tem estudantes que abandonam a escola para trabalhar. Esta parceria vai ser muito importante para nós.”
Para o juiz Paulo Fadigas a experiência de conversar com os alunos foi diferente da rotina da magistratura, mas segundo ele, muito próxima do que um dia foi a realidade dele como estudante de escola pública, permeada da incertezas sobre a profissão a ser escolhida.
“Os jovens tem que compreender a importância das disciplinas, das matérias que estão estudando agora para realizar seus sonhos no futuro. Os sonhos precisam ser concretizados, precisam de esperança. Sem esperança eles não serão pessoas felizes, ou seja, isso exige certos sacrifícios, exige estudo”.
A Escola vai à escola
O programa “A Escola vai à escola” oferece atividades educativas para estudantes da rede pública estadual. Mais de 1500 alunos já participaram das atividades iniciadas no ano de 2019. A iniciativa foi implementada com foco no desenvolvimento de ações que possam melhorar a vida de jovens estudantes por meio de palestras e cursos voltados à cultura da paz, liderança e empreendedorismo com palestrantes de renome em todo o país.
Fonte Ejurr