Fotos: Nucri TJRR
A Coordenadoria de Infância e Juventude (CIJ), do Poder Judiciário de Roraima, realizou na manhã dessa quinta-feira, 15 de junho, uma palestra sobre a atuação do Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR) em relação a casos que envolvam Trabalho Infantil, para alunos da Escola Municipal Jael Barradas.
A palestra faz parte de uma serie de ações programadas pela Escola em alusão ao Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil. Segundo o servidor da Coordenadoria de Infância e Juventude, Josué Albuquerque, é importante que o Judiciário esteja presente ocupando espaços para explicar a função do TJRR diante da violação dos direitos das crianças e adolescentes e aproximando a Corte de Justiça da população.
“O judiciário vir e dar uma palestra sobre o tema nas escolas não só fortalece os vínculos do judiciário com a rede de apoio de proteção, como dá maior legitimidade a essa aproximação com a escola e com as crianças, para que elas entendam os próprios direitos”.
Além da palestra, os alunos realizaram atividades voltadas para a temática, como a produção de desenhos, redações e participações em rodas de conversa, para que eles pudessem entender o que é considerado o trabalho infantil, como destaca o gestor escolar, Michel Martins.
"Foi muito importante porque as crianças puderam descobrir aquilo que, realmente, pode ser considerado trabalho infantil ou não e os professores conseguiram trabalhar com sucesso essa temática dentro de sala, e hoje, com a culminância com as equipes do TJ, do PETI [Programa de Erradicação do Trabalho Infantil], nós pudemos consolidar ainda mais tudo aquilo que foi visto durante a semana”, finalizou.
O dia 12 de junho foi instituído pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) em 2002 como o Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil e busca promover reflexões sobre o direito de todas as crianças à infância segura, à educação e à saúde, livres da exploração infantil e de outras violações.