Fotos: Arquivo
O juiz de direito Marcelo Lima de Oliveira, titular da Segunda Vara da Infância e da Juventude e membro da Comissão Estadual Judiciária de Adoção Internacional (Cejai/RR), e o servidor Robervando Magalhães, secretário-executivo da Cejai-RR, participam da 24ª reunião do Conselho das Autoridades Centrais Brasileiras para Adoção Internacional de Crianças e Adolescentes, em Porto Alegre, nesta quinta e sexta-feira (15 e 16/06).
O intuito é compartilhar experiências e discutir ações para fortalecer os procedimentos para se encontrar novos lares, mesmo fora do Brasil, a menores sem família.
Durante a abertura do evento, foi discutida a criação de comissão de apoio para, e a criação de um grupo de estudo para a reestruturação e definição da competência das CEJA/CEJAI, um trabalho voltado para levantamento dos casos de busca ativa com possibilidade de adoção internacional, a uniformização dos procedimentos e campanhas de conscientização direcionadas aos diferentes atores ligados ao tema.
Na sequência, houve uma rodada de atualização sobre os trabalhos que estão sendo desenvolvidos em cada Autoridade Central Estadual e Distrital. De forma geral, os coordenadores e representantes das Comissões Estaduais de Adoção Internacional dos Tribunais de Justiça se manifestaram pela necessidade da causa da infância ser prioridade nos Judiciários de todo o país. O grupo também ressaltou a necessidade de padronizar fluxos e melhorar a coleta de dados que abastecem o painel de acompanhamento do Conselho Nacional de Justiça.