Fotos: TJRR
O juiz auxiliar da presidência do Tribunal da Justiça de Roraima (TJRR), Esdras Silva, participou a convite, da 1ª Edição do ExpoJud Portugal, realizado entre os dias 23 a 26 de maio, na Faculdade de Direito da Universidade Lisboa.
O evento abordou temáticas como inteligência artificial aplicada ao Direito, inovação na gestão, inovação tecnológica, os desafios das escolas judiciais e da magistratura, dentre outros temas afetos à transformação digital voltada à prestação jurisdicional. Além do magistrado de Roraima, o evento contou com a presença de juízes, desembargadores, ministros brasileiros e professores da Faculdade de Direito de Lisboa.
Durante os trabalhos, o juiz auxiliar da presidência apresentou um projeto de automação que está em fase de testes no TJRR. O piloto já está sendo utilizado nos cartórios das Varas da Infância e Juventude e realiza atividades como: identificar os processos de guarda e remetê-los para a competência de migração, designar audiência de instrução e julgamentos de acordo com a agenda do magistrado, realizar audiências, juntar os processos e gerar uma movimentação, e finalizar os trâmites caso haja procedência ou não da ação.
“Na oportunidade, pude apresentar os projetos de automação robótica que estamos implementando no TJRR. Com isso, os servidores poderão se preocupar com atividades criativas e de maior complexidade, enquanto as tarefas simples e repetitivas passam a ser automatizadas. A automação robótica gera vários benefícios como redução do tempo de tramitação dos processos, diminuição de custos e eliminação de erros”, afirmou ao completar que o projeto deu início no cartório unificado de competência de infância e juventude e já conta com diversas atividades cartorárias automatizadas no procedimento de guarda de menor venezuelano, conferindo maior velocidade na garantia de direitos dessa categoria vulnerável.
O projeto piloto também está sendo testado nos gabinetes dos juízes do Poder Judiciário e simboliza o futuro da prestação jurisdicional da Corte de Justiça Roraimense.