Fotos: NucriTJRR
O Poder Judiciário de Roraima está realizando, nos dias 30 de maio e 1º de junho, um treinamento com policiais do Gabinete Militar do Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR) para habilitação em armas menos letais. As aulas estão ocorrendo na Escola Judicial de Roraima (Ejurr). A proposta geral da ação é atualizar os policiais militares sobre técnicas defensivas com armas menos letais, considerando a importância da defesa pessoal contra injustas agressões.
Segundo o instrutor, major da Polícia Militar de Roraima, José Peres Vilar Neto, é necessário a aplicação do curso para os policiais militares que atuam no âmbito do judiciário, pois agrega conhecimento e experiência no dia a dia de atuação das equipes. As instruções qualificam esses policiais a identificarem situações de risco e como agir perante determinada ocorrência visando menos danos ao agressor, a terceiros, e até mesmo danos materiais em relação aos bens públicos.
“O ponto principal do curso é capacitar os nossos policiais militares quanto ao uso de instrumento de menor potencial ofensivo, visando uma incapacitação do agressor de forma menos lesiva. Buscando causar menos ferimentos, para que possamos fazer nosso trabalho resguardando a integridade física do nosso policial e tentando resolver aquela situação conflituosa da melhor forma possível”.
Durante o curso estão sendo repassadas técnicas de manuseamento de armas menos letais como spray de pimenta aerossol e espuma e arma de incapacitação neuromuscular, conhecida como arma de eletrochoque.