Fotos: Nucri TJRR
Foi realizado, entre os dias 27 a 29 de março, no Laboratório de Inovação (Inovajurr) do Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR), uma oficina de Design Sprint com o objetivo de identificar e idear soluções que darão início ao projeto piloto de automação de processos de trabalho nas unidades judiciais do Poder Judiciário, para dar mais celeridade na prestação jurisdicional.
O chefe do Inovajurr, France James, explica que a abordagem está sendo realizada com servidores da Vara da Infância e Juventude em razão dos fluxos de trabalho mapeados pela Secretaria de Gestão Estratégica.
“O projeto é uma iniciativa da gestão e o propósito é identificar alguns processos que podem ser automatizados. O laboratório vai direcionar, por meio da metodologia ágil, o desenvimento das hipóteses levantadas e a prototipação das ideias para fins de implementação”.
A oficina conta com a participação da Secretaria de Gestão Estratégica, Vara da Infância e Juventude, Diretoria de Gestão do 1º Grau e Secretaria de Tecnologia da Informação.
A oficina de Design Sprint funciona a partir de cinco princípios básicos: Entendimento, Divergência, Decisão, Prototipação e Teste/Validação. Após a conclusão da oficina, os protótipos idealizados serão instruídos para abertura de projeto para que, futuramente, sejam postos em prática em todo o Poder Judiciário de Roraima.