Fotos: TJRR
Para desenvolver o protagonismo juvenil de alunos de escolas públicas estaduais, o programa Justiça Comunitária do Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR) participa da implementação de uma rádio escolar no Colégio Estadual Militarizado Maria dos Prazeres Mota, no bairro Santa Tereza.
A ideia é que todo dia uma turma diferente fique à frente da programação da Rádio Escolar, com a apresentação de programa informativos, com notícias, entrevistas e entretenimento, durante a entrada e a saída dos alunos da escola, além do intervalo, funcionando no período da manhã e da tarde.
A coordenadora do Programa Justiça Comunitária, Marcelle Grécia Wottrich, comenta que é por meio do protagonismo juvenil que o adolescente se sente mais participativo dentro da escola, o que trabalha a disciplina e a responsabilidade.
“A escola nos procurou e disse que tem vontade de trabalhar com uma rádio conduzida pelos alunos, mas com supervisão de um professor e desde então estão sendo feitas oficinas com os alunos para explicar como funciona a questão da rádio, os programas que podem ser realizados”.
A coordenadora Marcelle Wottrich e o mediador do programa e radialista, Jenuário Barbosa, estiveram na Escola Estadual Maria dos Prazeres Mota no dia 14 de março, para uma reunião com os gestores da escola, para discutir os ajustes finais que garantam a implementação do projeto. A expectativa é de que até meados de abril o projeto seja colocado em prática.
OUTRAS AÇÕES
Nos dias 14 e 21 de março, o Programa Justiça Comunitária realizou Práticas Circulares na Escola Estadual Oswaldo Cruz com os alunos do 9º ano, que tiveram como temas a Construção de Valores e o Protagonismo Juvenil.
Já no dia 15, ocorreu o encerramento da oficina “Eu te vejo!” na Escola Estadual São Vicente de Paula com gestores, diretores e professores da unidade.
Na sexta-feira, dia 17 de março, foi realizada a Palestra intitulada Gestão da Emoção: A importância do autocuidado, direcionada aos alunos do 3º ano do ensino médio do Colégio Estadual Militarizado (CEM XXVII) Vitória Mota Cruz.
Até o fim do mês serão realizadas:
21/03: Prática Circular – – Escola Estadual Oswaldo Cruz;
22/03: Palestra - Comunicação Não Violenta - Gestão da Emoção na Escola Estadual Maria dos Prazeres Mota;
23/03 (manhã e tarde): Palestra - Comunicação Não Violenta na Colégio Militar Estadual Derly Vieira Borges;
29/03: *Conclusão da Oficina Eu te vejo! na Escola Estadual São José;
30/03: Palestra - Motivação: Quem é você? - na Escola Estadual Lobo d´Almada.