No primeiro mês de atuação da nova gestão da Ouvidoria do Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR), o setor já colocou em funcionamento 14 dos 21 projetos idealizados para fazer uma releitura do papel da ouvidoria como instrumento de gestão por meio de diagnóstico e proposições.
Além disso, foram realizadas 16 ações de diálogo com o público interno e externo para divulgação dos canais de atendimento, entre elas, reuniões com diversas instituições de diversos segmentos da sociedade Roraimense, visitas institucionais e conversas com a população em geral.
“Nós estamos em todas as unidades para ouvir magistrados, servidores e usuários do serviço para termos uma ideia do que existe e do que a gente pode melhorar”, destacou o Ouvidor-Geral de Justiça, desembargador Erick Linhares.
Atendimento
A Ouvidoria é um serviço aberto às cidadãs e aos cidadãos, que funciona como uma ponte entre a população e a instituição. É o canal responsável por receber reivindicações, denúncias, sugestões e elogios referentes aos diversos serviços que a corte presta tanto a jurisdicionados e advogados, como a pesquisadores e a população em geral.
Para prestar um atendimento célere, o setor disponibiliza canais digitais com acesso on-line para uma comunicação direta com a sociedade, além de prestar informações institucionais.
“A ouvidoria é ouvido, olho e boca, porque a gente escuta, a gente pensa, a gente vê e a gente fala o que precisa ser melhorado. Nós simplificamos os canais de acesso, estamos reformulando os questionários, hoje tem QRCode que simplifica a comunicação, tudo de fácil acesso ao cidadão”, ressaltou o desembargador.
Para ter acesso à lista de canais de atendimento da Ouvidoria basta acessar o link: https://www.tjrr.jus.br/index.php/ouvidoria.
Em 15 de maio de 2019, através da Resolução nº 24, de 15 de maio de 2019, a Ouvidoria-Geral de Justiça recebeu autonomia e atribuições específicas, adequando-se à Resolução do Conselho Nacional de Justiça nº 103, de 24 de fevereiro de 2010. O desembargador Erick Linhares é o atual Ouvidor-Geral de Justiça, eleito para ocupar o cargo durante o biênio 2023/2025.
Confira os projetos já em execução pela Ouvidoria-Geral:
1) Projeto Ouvidoria Presente
2) Projeto Ouvidoria – Comunica
3) Projeto Rede de Ouvidorias
4) Projeto Fale Com a Ouvidoria
5) Projeto Ouvidoria no Sistema Prisional
6) Projeto Ouvidoria para Pessoas com Deficiências
7) Projeto Ouvidoria nas Escolas e Universidades
8) Projeto Ouvidoria Para Melhor Idade
9) Projeto Ouvidoria Para Indígenas
10) Projeto Justiça Para Refugiados
11) Projeto Ouvidoria nas Empresas
12) Projeto Ouvidoria – Consumidor
13) Projeto Aproveite Para Conciliar
14) Projeto Decisões Judiciais Simplificadas