Acervos documentais do Poder Judiciário constituem patrimônio cultural e histórico, e devem ser preservados
Fotos: TJRR
O Tribunal de Justiça de Roraima, por meio da Subsecretaria de Gestão Documental, iniciou uma força-tarefa para realizar buscas por processos físicos remanescentes nas unidades judiciais, que estão aptos a serem arquivados.
As averiguações iniciaram no dia 23 de fevereiro nas Varas da Infância e Juventude e seguem até setembro nas comarcas do interior, passando por todas as unidades do Poder Judiciário do Estado de Roraima.
Segundo a subsecretária de Gestão Documental, Lorrane Costa, o objetivo da guarda, além de dar tratamento e preservação, é também, conhecer a massa documental do TJRR para inclusão no Programa de Gestão Documental.
“Alguns documentos possuem a conveniência de ainda estarem nas unidades, seja por desarquivamento ou por cumprimento da temporalidade, enquanto outros já cumpriram a sua finalidade e estão no aguardo deste arquivamento”, comenta.
O calendário de buscas seguirá o seguinte cronograma:
- Fevereiro/23 - Varas da Infância e Juventude
- Março e abril/23 - Fórum Cível
- Maio e junho/23- Fórum Criminal
- Julho e agosto/23 - Administrativo
- Agosto e setembro/23 - Comarcas do interior.