A fibromialgia é uma doença reumática, que tem como principal sintoma dor generalizada na musculatura corporal.
Fotos: Nucri/TJRR
Ter qualidade de vida envolve uma rotina diária de cuidados com a saúde e o bem-estar, evitando assim, doenças como a fibromialgia (doença reumática, que tem como principal sintoma dor generalizada na musculatura corporal). Para debater o tema com magistrados, magistradas, servidores, servidoras, estagiários, estagiárias, trabalhadoras e trabalhadores terceirizados do Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR) foi realizada a palestra “O que é Fibramialgia”.
O evento, realizado pelo Centro Médico e de Qualidade de Vida (CMQV), ocorreu nesta terça-feira (16), no prédio administrativo, e contou com a presença do palestrante Eugênio Patrício, médico especialista em dor e medicina paliativa.
Durante o evento, o médico explicou como a doença reumatológica afeta a musculatura, causando dor, e comentou sobre como o tratamento e como os sintomas podem ser controlados e a qualidade de vida restabelecida.
“Existem não só medicamentos, mas vários tratamentos não medicamentosos, exercícios físicos, sono regulador que ajudam a trazer analgesia e a qualidade de vida para os pacientes diagnosticados com a fibromialgia. É importante falar, porque a educação em saúde é muito importante para que você aprenda sobre a doença e consiga até fazer uma identificação inicial e assim, procurar ajuda médica”.
Segundo o chefe de Saúde Integrativa do CMQV, Emerson Lourenço, o evento busca incentivar as pessoas a cuidarem da saúde.
“Sabemos que a fibromialgia afeta principalmente o público feminino e pelo menos 2% da população mundial, a um tempo atrás era mais difícil fazer o diagnóstico, mas hoje nós temos meios de diagnosticar e fazer o tratamento”.
A servidora Patsy da Gama Jones, esteve no evento e conta que o incentivo que a levou a participar não foi somente o fato de a doença atingir 80% da população feminina, mas principalmente, por ela conseguir adquirir conhecimento para ajudar no tratamento de uma amiga diagnosticada com quadro clínico de fibromialgia.
“A palestra supriu minhas expectativas, estou absorvendo o máximo que posso para poder ajudar aqueles que têm essa doença”.