Fotos: Nucri/TJRR
Quem passar à noite pelos principais prédios do Poder Judiciário estadual na capital, notará que ao invés da iluminação habitual, as edificações do Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR) estarão iluminadas na cor azul, em alusão a campanha “Saúde é prevenção. Cuide de você, evite o câncer de intestino”, da Secretaria-Geral do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
A proposta é que a nova iluminação chame a atenção da população para a “Campanha Março Azul-Marinho”, organizada pelas Sociedades Brasileiras de Endoscopia Digestiva (Sobed) e de Coloproctologia (SBCP) e pela Federação Brasileira de Gastroenterologia (FBG), cujo objetivo consiste no incentivo ao diagnóstico e tratamento precoce do câncer colorretal (CCR).
A campanha do Março Azul-Marinho, chama a atenção para o câncer colorretal, do qual mais de 85% dos casos são diagnosticados em fase avançada, quando a chance de cura é menor. Por isso a importância de se debater o tema para que hajam mais diagnósticos na fase inicial da doença
Além disso, o câncer colorretal está diretamente ligado a alguns fatores de risco como sedentarismo, obesidade, tabagismo e consumo excessivo de alimentos gordurosos e álcool. Uma melhor qualidade de vida e atenção à saúde ajudam a prevenir não só o surgimento do câncer de colorretal, mas também de outras doenças.
Saiba mais sobre a prevenção do câncer colorretal: (https://sbco.org.br/prevenir-o-cancer-colorretal-entenda-como/)